Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alepe vota projeto de lei enviado pelo TJPE que concede auxílio-creche aos magistrados

O projeto já recebeu parecer favorável das três principais comissões da Casa legislativa de Pernambuco.

Jameson Ramos

23 de abril de 2025 às 10:52   - Atualizado às 10:52

Presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e o presidente da Alepe, Álvaro Porto.

Presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e o presidente da Alepe, Álvaro Porto. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve votar nesta quarta-feira, 23 de abril, o projeto de lei complementar (2810/2025), enviado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que visa conceder o auxílio-creche aos magistrados estaduais.

A proposta altera a Lei Complementar nº 100, de 21 de novembro de 2007, que regulamenta o Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco, com o objetivo de instituir o auxílio

Segundo consta no site da Alepe, o projeto já recebeu parecer favorável das comissões de Constituição de Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; e Administração Pública.

Em sua justificativa, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, explica que o benefício já foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em favor da magistratura nacional e dos servidores do Poder Judiciário através da Resolução CNJ nº 294, de 18 de novembro de 2019.

"Almeja-se, agora, reproduzi-lo no Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco, em seu art. 144, que elenca as verbas remuneratórias e indenizatórias não abrangidas pelo subsídio", destaca o desembargador.

Veja Também

O auxílio-creche, também chamado de auxílio-escola, é um subsídio destinado aos trabalhadores que têm filhos de até 6 anos, com o pagamento de determinado valor mensal ou da restituição de despesas com a escola. 

No projeto enviado à Alepe, o TJPE não detalhou quais serão os valores concedidos aos magistrados. O presidente da Corte destacou que acredita na aprovação da matéria.

Concurso público

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE PE) iniciou os preparativos para a realização de um novo concurso público. As informações são do QConcursos.

A confirmação veio do vice-presidente do órgão, conselheiro Carlos Neves, que também preside a comissão responsável pela organização do certame.

Durante a sessão da 1ª Câmara do TCE, realizada no dia 8 de abril, Carlos Neves afirmou que o processo para lançar o edital já está em andamento.

Ele declarou que o concurso vai oferecer oportunidades para os cargos de auditor de controle externo, analista de controle externo, analista de gestão e outras funções de nível superior.

O conselheiro do TCE explicou que o próximo passo será o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O objetivo é modificar o número de vagas e viabilizar a publicação do edital. Segundo ele, a proposta busca garantir que o preenchimento dos cargos ocorra de forma efetiva, sem a contratação temporária de profissionais para funções permanentes.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:05, 26 Mar

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro e a deputada federal Roberta Roma.
Articulação

Flávio Bolsonaro cogita deputada da Bahia para vice na chapa presidencial, diz jornal

A busca por um nome do Nordeste faz parte da estratégia para ampliar a presença eleitoral na região, onde o bolsonarismo enfrenta maior resistência.

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD.
Chegada

Raquel Lyra e Kassab filiam Guilherme Uchoa Jr. ao PSD e reforçam bancada em Pernambuco na Câmara

Para o deputado, a decisão é resultado de um amplo diálogo com lideranças da sigla.

Edinazio Silva e Felipe Santos (Solidariedade
Eleições

"Edinazio terá autonomia total para montar chapa Solidariedade-PRD", diz vice nacional Felipe Santo

O Portal de Prefeitura conversou com Felipe Espírito Santo, vice-presidente nacional da sigla, que destacou a confiança da direção nacional na nova liderança em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter