Ratinho Jr, Gusttavo Lima e Pablo Marçal Fotos: Divulgação
O cantor sertanejo Gusttavo Lima revelou nesta quinta-feira, 2 de janeiro, a sua intenção de se candidatar à Presidência da República nas eleições gerais de 2026.
O anúncio do artista fez com que outros nomes para a disputa fossem lembrados, como o empresário Pablo Marçal (PRTB), que concorreu a prefeito de São Paulo em 2024, e do governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD).
Mesmo ficando em terceiro no pleito na capital paulista, Marçal se mostrou bastante popular nas redes sociais e capaz de mobilizar eleitores. O empresário planeja uma mudança do PRTB para o União Brasil.
A proximidade de Marçal com o União Brasil vem desde o período de pré-campanha, quando o ex-coach, filiado desde abril ao PRTB para concorrer à Prefeitura de São Paulo, chegou a iniciar conversas para uma chapa com a legenda.
Na época, Marçal afirmou que a legenda queria sua 'alma' para apoiá-lo na eleição a prefeito de SP. O União Brasil acabou acertando-se com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), após ameaçar abandonar o prefeito
O próprio Marçal confirmou ao Estadão que tem conversas com a legenda, assim como o presidente do União Brasil, Antonio Rueda.
Os dois, porém, evitam cravar que já haja qualquer alinhamento, embora um aliado do ex-coach estipule até um período para que a filiação aconteça: o primeiro semestre do ano que vem.
Rueda disse ter conversado com o ex-coach, mas evitou apontá-lo como um nome da legenda ao Planalto, afirmando que "se Marçal quer ser candidato à Presidência tem que se filiar ao partido primeiro". Ele reafirmou que hoje está colocada a pré-candidatura de Caiado à Presidência.
Já Ratinho Jr é cotado para concorrer pelo PSD, com apoio de Gilberto Kassab. Apesar disso, Kassab disse que "ele chegará forte em 2030" pelo bom trabalho que vem fazendo à frente do governo do Estado.
Em levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado em março de 2024, o gestor estadual aparece com 14,6% das intenções de voto, está tecnicamente empatado em segundo lugar com Ciro Gomes, que tem 12,9%. Lula lidera com 36,6%.
Com o apoio explícito de Bolsonaro, Ratinho vai para 35,3%, mas ainda está atrás do atual presidente, com 44,6%.
3
15:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+