Pernambuco, 13 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

"A gente vai tirar a comunicação", diz secretário sobre bloqueador de celular que será implantado em presídios de Pernambuco

29 de fevereiro de 2024 às 11:02

O Governo de Pernambuco voltou a estudar o uso de bloqueadores de celulares, com o intuito de impossibilitar a comunicação de detentos com membros de facções criminosas. A informação foi revelada com exclusividade da coluna de Segurança, de Raphael Guerra do JC, em entrevista com o secretário.

O assunto vem à tona 10 anos após testes, que falharam, feitos no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. A coluna entrevistou o secretário Paulo Paes, que é policial penal desde 2002, esteve a cargo da direção de unidades prisionais do Estado e ficou à frente Gerência de Inteligência da antiga Secretaria Executiva de Ressocialização.

Paes, que atualmente é o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, confirma as negociações para o recebimento da tecnologia, nas unidades prisionais.

Em análise, o secretário se inspirou na tecnologia, que já é utilizada no município de Goiás, abrindo a possibilidade para o uso no sistema prisional de Pernambuco.

Leia Também

Em decorrência dos casos envolvendo o tráfico de drogas em Itamaracá, Litoral Norte de PE, que acarretou no assassinato de crianças no mês de fevereiro, revelou a falta de segurança dentro dos ambientes prisionais.

Sobre os bloqueadores de celulares

A ferramenta, que tem origem indiana, foram testados no Complexo Prisional do Curado em 2014. Na época, o Governo Estadual informou a aquisição de 85 pares de antenas, para 3 presídios do Complexo.

No entanto, a experiência falhou e moradores de Tejipió reclamara de problemas na falta de sinal. Por outro lado, a gestão pernambucana percebeu que parte dos detentos continuava com comunicação normal.

Isolamento de líderes de organizações criminosas

Em setembro de 2023, o Governo de PE transferiu os líderes de facções para um ambiente de isolamento. A ação tinha como objetivo, avançar no combate ao crime organizado e reduzir as mortes violentas intencionais. Paes comenta a efetividade da medida na entrevista à coluna.

Da redação do Portal com informações da coluna de Raphael Guerra, do Jornal do Commercio.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:12, 13 Set

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Debate para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Ausência

JABOATÃO: Mano Medeiros e Elias Gomes desistem de debate na TV

O programa conta apenas com a presença dos candidatos Clarissa Tércio (PP) e Daniel Alves (Avante).

Governo Raquel Lyra fecha acordo com os policiais civis de Pernambuco
Resolução

GOVERNO Raquel Lyra fecha ACORDO COM POLICIAIS civis de Pernambuco

O aumento salarial proposto pela governadora para todas as categorias do serviço público estadual será de 20%, a ser implementado gradativamente até 2026.

Pesquisa para Prefeitura de Jaboatão
Eleições 2024

JABOATÃO: Pesquisa aponta 2° turno com LIDERANÇA DE MANO e empate TÉCNICO entre Clarissa e Elias

O levantamento foi realizado com 800 pessoas entre os dias 10 e 11 de setembro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

mais notícias

+