Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito de Caruaru parabeniza CVN por iniciativa de Congresso em defesa dos vereadores; veja vídeo

O evento, que teve início na quinta-feira, 27 de novembro, réune parlamentares, especialistas, lideranças políticas e gestores de diversas regiões do país.

Ricardo Lélis

28 de novembro de 2025 às 20:30   - Atualizado às 20:30

Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro.

Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro. (Foto: Rodolfo Kosta/ Portal de Prefeitura)

O prefeito da cidade de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), participou na manhã desta sexta-feira, 28 de novembro, do 1º Congresso Nacional de Vereadores e Vereadoras e Agentes Públicos, que acontece no auditório da Secretaria de Esportes e Educação de Caruaru, em uma iniciativa da CNV (assista o vídeo abaixo).

O gestor municipal parabenizou o presidente vereador Maguila pela iniciativa e destacou a importância da entidade em tratar o tema da penalidade nas fraudes de cotas de gênero.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Congresso

O evento, que teve início na quinta-feira, 27 de novembro, réune parlamentares, especialistas, lideranças políticas e gestores de diversas regiões do país.

O congresso marca o início de um movimento nacional pela defesa dos mandatos parlamentares ameaçados pela atual interpretação da legislação eleitoral referente às cotas de gênero.

A pauta central do encontro é a construção de uma proposta legislativa federal que assegure a individualização das penalidades em casos de fraude, impedindo que chapas inteiras sejam cassadas devido a atos ilícitos cometidos por pessoas específicas.

Veja Também

A crescente judicialização de mandatos municipais em todo o Brasil, motivada por acusações de fraude às cotas de gênero, tem levado à cassação de chapas completas — incluindo vereadores eleitos democraticamente que não participaram, não sabiam e não se beneficiaram de qualquer irregularidade. É justamente contra esse cenário que o Congresso se mobiliza.

A CNV, ANV, ANV-PE e entidades parceiras defendem que a legislação eleitoral seja alterada para que as penas se apliquem exclusivamente:

  • À candidata fraudadora,
  • Ao dirigente partidário responsável,
  • E aos envolvidos diretos no ilícito — sem penalizar vereadores e vereadoras legitimamente escolhidos pelo voto popular.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:14, 26 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bicicletas e Motos Elétricas
Cautelar

TCE-PE abre processo para apurar compra de veículos elétricos pela Prefeitura do Recife

Tribunal de Contas investiga aquisição de motos e bicicletas elétricas pela Prefeitura do Recife, segundo informações do Blog de Manoel Medeiros.

Uber Mulher chega a Recife para atender ao público feminino
Serviço

Uber Mulher chega em Recife e já está disponível

Opção exclusiva para o público feminino já pode ser utilizada no aplicativo

São João de Caruaru.
Evento

Confira a programação completa do São João de Caruaru 2026

Caruaru divulga agenda do São João 2026, com 27 polos de animação, shows de forró e homenagem a mulheres da cultura local.

mais notícias

+

Newsletter