Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: "queremos ser ouvidos pelo Congresso Nacional", diz presidente da CNV em evento de vereadores

O encontro tem como objetivo principal debater a defesa por uma reformulação na Lei Eleitoral da Cota de Gêneros, que se tornou o estopim para a cassação de milhares de mandatos de parlamentares de todo o Brasil.

Ricardo Lélis

28 de novembro de 2025 às 19:39   - Atualizado às 20:29

Vereador Maguila, presidente da Câmara de Igarassu e da CNV.

Vereador Maguila, presidente da Câmara de Igarassu e da CNV. (Foto: Rodolfo Kosta/ Portal de Prefeitura)

“Nós queremos ser ouvidos pelo Congresso Nacional, pelos senadores e deputados federais. Nós precisamos participar mais das pautas que estão sendo discutidas e aprovadas”, disse o vereador Maguila, presidente da Câmara de Igarassu e da CNV (veja o vídeo abaixo).
 
Caruaru foi escolhida para sediar desde a quinta-feira, dia 27 de novembro, e segue  até o domingo (30), o 1º Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos. 

O evento tem como objetivo principal debater a defesa por uma reformulação na Lei Eleitoral da Cota de Gêneros, que se tornou o estopim para a cassação de milhares de mandatos de vereadores e vereadoras de todo o Brasil.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Temas

Na manhã desta sexta (28), a palestra teve como tema a criação de uma lei que acabe com as cassações de mandatos de Vereadores(as) pela fraude a cota de gênero nas eleições, que contou com os seguintes palestrantes:

  • Fernando Monteiro (Deputado Federal por Pernambuco) 
  • Clodoaldo Magalhães (Deputado Federal por Pernambuco) 
  • Renildo Calheiros (Deputado Federal por Pernambuco) 
  • Dr. Bruno Martins (Advogado Constitucionalista, Especialista em Direito Público e Eleitoral, Coordenador-geral do CEMALEG) 
  • Dr. Arthur Xavier (Advogado eleitoral, especialista em direito legislativo e direito municipal) 
  • Marcelo Gouveia (Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco - AMUPE)

Depois, o encontro foi "Compliance como estratégia: Da transparência obrigatória a gestão de excelência na câmara municipal", com o palestrante Dr. Henrique Seixas (Defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco).

Já a palestra com o tema "Representar para Transformar: Desafios e Conquistas da Mulher na Política Brasileira", contou com os seguintes oradores:

Veja Também

  • Juliana de Chaparral (Prefeita de Casinhas-PE) 
  • Dr. Anna Dolores Sá Malta (Advogada, Ex-Conselheira Julgadora do CARF, Professora de Direito Tributário, Mestre em Direito Público, Doutoranda em Direito pela UFPE) 
  • Dr. Janaine da Luz (Advogada com mais de 22 anos de experiência em Gestão Pública e atuação focada no âmbito legislativo municipal) 
  • Isabelle Brito (Vereadora de Orobó-PE) 
  • Balazinha Rosendo (Vereadora de Timbaúba-PE) 
  • Érica Uchôa (Vereadora de Igarassu-PE) 
  • Anaclea Azevedo de Lima (Ex-vereadora de Bonito-PE) 
  • Aline de André de Toinho (Vereadora de Buíque-PE) 
  • Marília Rufino (Vereadora de Moreno-PE)

A dr. Anna Dolores Sá Malta (Ex-Conselheira do CARF, Professora de Direito Tributário, Mestre em Direito Público, Doutoranda pela UFPE) coordenou a palestra "O Fim da Guerra Fiscal: Desenvolvimento Municipal na Era da Reforma Tributária". 

A última palestra do dia foi comandada por Anderson Correia (Advogado, Pós-graduado em Direito Animal, vereador de Caruaru-PE) e Fagner Ananias (Vereador de Caruaru-PE e defensor dos animais) e teve o tema "Políticas Públicas para o Bem-Estar Animal: Atuação do Vereador nos Municípios".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:58, 03 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD).
Agreste

Em Caruaru, Raquel Lyra vistoria obras de R$ 43,7 milhões nas áreas de educação e infraestrutura

Governadora visitou escola, creche, obras de pavimentação, novo grupamento do Corpo de Bombeiros e areninha durante agenda.

Feira da Moda de Caruaru vai funcionar só uma vez na semana em agosto; entenda mudança
Comércio

Feira da Moda de Caruaru tem novas datas de funcionamento em agosto; entenda mudança

A orientação é que quem pretende fazer compras, realizar vendas ou visitar os espaços comerciais confira previamente as novas datas para evitar deslocamentos fora do horário.

53ª Operação de Repressão Qualificada de 2026, denominada "Falsum Scriptum".
Apreensão

Operação da Polícia Civil mira grupo investigado por corrupção e estelionato em Caruaru

A ação policial denominada de "Falsum Scriptum" cumpre três mandados de busca e apreensão e apura crimes de corrupção, estelionato e uso de documento falso.

mais notícias

+

Newsletter