Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Congresso Nacional de Vereadores debate individualizar penas em caso de fraudes à cota de gênero

As entidades parceiras defendem que as penas se apliquem à candidata fraudadora, ao dirigente partidário responsável e aos envolvidos diretos no ilícito sem atingir os eleitos legitimamente pelo voto popular.

26 de novembro de 2025 às 15:25   - Atualizado às 16:02

Congresso Nacional de Vereadores e Vereadoras e Agentes Públicos.

Congresso Nacional de Vereadores e Vereadoras e Agentes Públicos. Foto: Divulgação

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025, a cidade de Caruaru se torna o epicentro do debate municipalista no Brasil com a realização do I Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, evento promovido em conjunto pela CNV (Confederação Nacional dos Vereadores), ANV (Associação Nacional dos Vereadores), ANV-PE, UVEAL, FJP e COPAP.

Reunindo parlamentares, especialistas, lideranças políticas e gestores de diversas regiões do país, o congresso marca o início de um movimento nacional pela defesa dos mandatos parlamentares ameaçados pela atual interpretação da legislação eleitoral referente às cotas de gênero. A pauta central do encontro é a construção de uma proposta legislativa federal que assegure a individualização das penalidades em casos de fraude, impedindo que chapas inteiras sejam cassadas devido a atos ilícitos cometidos por pessoas específicas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PAUTA PRIORITÁRIA: O FIM DA CASSAÇÃO COLETIVA POR FRAUDE ÀS COTAS DE GÊNERO

A crescente judicialização de mandatos municipais em todo o Brasil, motivada por acusações de fraude às cotas de gênero, tem levado à cassação de chapas completas — incluindo vereadores eleitos democraticamente que não participaram, não sabiam e não se beneficiaram de qualquer irregularidade. É justamente contra esse cenário que o Congresso se mobiliza.

A CNV, ANV, ANV-PE e entidades parceiras defendem que a legislação eleitoral seja alterada para que as penas se apliquem exclusivamente:

Veja Também

À candidata fraudadora,
Ao dirigente partidário responsável,
E aos envolvidos diretos no ilícito — sem penalizar vereadores e vereadoras legitimamente escolhidos pelo voto popular.

Durante o congresso, parlamentares federais, juristas e representantes das entidades municipalistas irão apresentar propostas legislativas, discutir ajustes possíveis no Código Eleitoral e articular um grupo de trabalho nacional para encaminhamento de um Projeto de Lei ou PEC diretamente ao Congresso Nacional.

PAINÉIS, DEBATES E ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O evento contará com mais de 30 palestrantes confirmados, entre juristas, especialistas em direito eleitoral, autoridades públicas, lideranças municipalistas, consultores de comunicação política, vereadores experientes e representantes da juventude e das mulheres na política. Os principais painéis incluem:

Mesa nacional sobre a individualização da pena nas fraudes às cotas de gênero;
Debates sobre modernização do Legislativo municipal;
Comunicação estratégica e fortalecimento institucional;
Formação política para jovens vereadores;
Participação feminina na política e proteção dos seus direitos eleitorais;
Painéis temáticos sobre causas sociais, transparência e inovação legislativa.

UNIDADE NACIONAL PELO MUNICIPALISMO

A união de entidades municipais de diversos estados marca um novo capítulo para o fortalecimento do Poder Legislativo local. A realização conjunta pela CNV, ANV, ANV-PE, UVEAL, COPAP e Frente Jovem Parlamentar demonstra maturidade política e compromisso com um projeto coletivo de defesa do mandato popular.

O presidente da ANV, Vereador Maguila, destaca que o momento é decisivo: “Estamos construindo um movimento nacional para que nenhum vereador ou vereadora eleito pelo povo seja punido por crimes que não cometeu. A individualização da pena é uma exigência de justiça e de respeito à democracia. Este congresso é um marco dessa luta.”

LOCAL, DATAS E PARTICIPAÇÃO

O congresso acontece no Auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru, entre 27 e 30 de novembro de 2025, com atividades distribuídas ao longo de quatro dias. As inscrições são abertas ao público, com valores diferenciados para câmaras filiadas às entidades organizadoras. Link para Inscrições: https://forms.gle/qewuUkAVhmxyQgYQ9

SOBRE AS ENTIDADES ORGANIZADORAS

CNV — Confederação Nacional dos Vereadores
ANV — Associação Nacional dos Vereadores
ANV-PE — Associação Nacional dos Vereadores Seccional Pernambuco
UVEAL — União dos Vereadores de Alagoas
COPAP — Comissão Parlamentar do Pajeú
FJP — Frente Jovem Parlamentar
Juntas, as instituições representam milhares de vereadores e servidores legislativos em todo o país, atuando na defesa de prerrogativas, fortalecimento do municipalismo e qualificação permanente da atividade legislativa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:13, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Policial militar.
Evento

Recife realiza Parada da Diversidade neste domingo (13), com quase 500 profissionais da segurança, garante SDS

Operação terá 477 lançamentos das forças de segurança, com drones, helicóptero e reconhecimento facial em Boa Viagem.

Viatura da PMPE.
Acidente

Viatura da PM bate em residência durante perseguição a motociclistas no Recife

Três policiais estavam no veículo, foram socorridos e permanecem em acompanhamento médico, segundo a corporação.

Fachada do IML, no Recife.
Perda

Bebê de um ano morre afogado após cair em cisterna no Agreste de Pernambuco

Criança foi encontrada pela mãe dentro do reservatório após desaparecer durante a realização de afazeres domésticos.

mais notícias

+

Newsletter