Pernambuco, 20 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SUS amplia oferta de medicamentos para doenças graves; veja quais tratamentos entram na rede

Nova divisão de responsabilidades entre União e estados prepara mudanças na assistência prestada a milhares de pacientes.

28 de agosto de 2026 às 09:16   - Atualizado às 10:04

Remédios.

Remédios. Foto: Freepik

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a oferta de medicamentos destinados ao tratamento de doenças inflamatórias, renais e intestinais, além de problemas oculares e intoxicação por mercúrio. A medida poderá alcançar mais de 23 mil pacientes em diferentes regiões do país.

As responsabilidades pela compra e distribuição de nove opções terapêuticas foram definidas na quinta-feira, 27 de agosto, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.

A pactuação entre União, estados e municípios organiza o financiamento dos tratamentos. Isso não significa que todos os medicamentos estejam imediatamente disponíveis nas unidades de saúde, pois a oferta depende das aquisições, da distribuição e dos protocolos de atendimento.

Quais tratamentos serão oferecidos

Pacientes com vasculites associadas a Anca, doenças que provocam inflamações nos vasos sanguíneos, terão acesso à ciclofosfamida na fase inicial do tratamento. A previsão é atender aproximadamente 1,5 mil pessoas, com compra sob responsabilidade dos estados.

Na fase de manutenção, o Ministério da Saúde ficará responsável pelo rituximabe e pelo metotrexato injetável. Os estados deverão adquirir a azatioprina, utilizada como alternativa terapêutica.

Veja Também

Para inflamações oculares não infecciosas em crianças e adolescentes, serão comprados metotrexato em comprimidos e adalimumabe. A estimativa é contemplar quase 3,4 mil jovens.

O infliximabe de aplicação subcutânea será destinado a mais de 13,5 mil pacientes com doença de Crohn moderada ou grave. O investimento previsto chega a R$ 59,1 milhões.

Pessoas com doença renal crônica avançada poderão receber ciclossilicato de zircônio sódico, usado no controle do excesso de potássio no sangue. Cerca de 4,8 mil pacientes devem ser atendidos.

O SUS também passará a contar com a compra centralizada do DMSA, conhecido como Succimer, para emergências envolvendo intoxicação por mercúrio. A previsão é beneficiar 300 pessoas por ano.

Saúde digital e outras medidas

A CIT também pactuou a Política Nacional de Informação e Saúde Digital. A iniciativa pretende integrar dados, fortalecer a telessaúde e ampliar o compartilhamento seguro de informações entre União, estados e municípios.

O encontro aprovou ainda o Programa Nacional de Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública e a Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola.

Também houve avanços na organização dos medicamentos oncológicos e na criação de um painel nacional para acompanhar equipamentos e vagas de radioterapia disponíveis no SUS.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:58, 20 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pessoa mexendo em aplicativo de bet no celular.
Alerta

Apostas em bets crescem entre jovens e aumentam risco de dependência

Pesquisas apontam impactos dos jogos online no orçamento e nas decisões relacionadas aos estudos.

Novas ambulâncias entregues pelo governo do estado
Investimento

Governo de Pernambuco entrega 26 novas ambulâncias e reforça transporte de pacientes nos municípios do Estado

A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de deslocamento aos que necessitam de atendimento na rede pública de saúde, com atenção especial às mulheres e crianças que precisam de serviços especializados.

Alex Escobar, apresentador do Globo Esporte Rio.
Televisão

Alex Escobar volta ao estúdio da Globo após cirurgia: "Treinando pra voltar"

Apresentador retoma atividades aos poucos após diagnóstico de miastenia gravis e retirada de tumor; colegas celebraram registro nas redes sociais.

mais notícias

+

Newsletter