Pernambuco, 16 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mãe e filha morrem de chikungunya em intervalo de um mês em Alagoas

A primeira vítima foi Rubenita dos Santos, de 60 anos, que morreu no dia 30 de maio. Logo depois, a filha, Crisleine dos Santos, também contraiu a doença e foi internada em estado grave.

07 de julho de 2026 às 14:57   - Atualizado às 15:37

Mãe e filha morrem de chikungunya com intervalo de um mês em Alagoas

Mãe e filha morrem de chikungunya com intervalo de um mês em Alagoas Foto: Reprodução/Redes sociais

A chikungunya provocou uma tragédia familiar em São Miguel dos Campos, no interior de Alagoas. Mãe e filha morreram em um intervalo de apenas 34 dias após enfrentarem complicações relacionadas à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O caso chamou atenção de autoridades de saúde e da população pela rapidez com que a enfermidade evoluiu dentro da mesma família.

A primeira vítima foi Rubenita Lins dos Santos, de 60 anos, que morreu no dia 30 de maio. Pouco tempo depois, a filha, Crisleine Lins dos Santos, também contraiu a doença e precisou ser internada em estado grave.

Mãe e filha morrem de chikungunya com intervalo de um mês em Alagoas

Ela deu entrada no Hospital Helvio Auto em 23 de junho, mas não resistiu às complicações e morreu no último sábado (4).

Segundo informações médicas, Crisleine apresentou um quadro clínico extremamente delicado. Durante a internação, além da infecção por chikungunya, desenvolveu pressão arterial muito baixa, infecção bacteriana e falência múltipla de órgãos, fatores que agravaram seu estado de saúde.

Família pede conscientização

Abalados pela perda das duas parentes em pouco mais de um mês, familiares afirmaram que não pretendem apontar responsáveis, mas desejam transformar a dor em um alerta para outras pessoas sobre os riscos da doença.

Em depoimento, o primo de Crisleine, Edberto Junior, lembrou o perfil alegre da jovem e destacou o impacto da perda para toda a família.

Segundo ele, o objetivo agora é preservar a memória das vítimas e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, para que outras famílias não enfrentem uma situação semelhante.

Município reforça combate ao mosquito

Após a confirmação da morte de Crisleine, a Prefeitura de São Miguel dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota lamentando o falecimento da servidora pública.

O município informou que continua realizando ações permanentes de combate ao mosquito transmissor, incluindo visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Especialista alerta para casos graves

O infectologista René Oliveira ressaltou que, embora muitas pessoas apresentem sintomas leves, a chikungunya também pode evoluir para formas graves, especialmente entre pacientes com doenças crônicas, idosos ou pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Nessas situações, a infecção pode desencadear complicações capazes de comprometer diversos órgãos e colocar a vida do paciente em risco.

Casos em Alagoas

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), entre 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, o estado registrou 467 casos prováveis de chikungunya, sem confirmação oficial de mortes nesse período.

No ano anterior, entretanto, Alagoas contabilizou 3.833 casos prováveis da doença e um óbito confirmado, demonstrando que o vírus continua circulando e exige atenção das autoridades e da população.

Especialistas reforçam que eliminar recipientes que acumulam água parada, permitir a entrada dos agentes de combate às endemias e buscar atendimento médico diante dos primeiros sintomas continuam sendo as principais formas de reduzir o risco de complicações provocadas pela chikungunya.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:53, 16 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Récem-nascida é transferida em helicptéro da PRF
Vídeo

Recife: recém-nascida com bronquiolite grave é transportada de helicóptero da PRF vinda de Palmares

A bebê estava internada no Hospital Regional de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, e seguiu para receber atendimento especializado na capital pernambucana

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) alerta a população sobre um novo golpe.
Pernambuco

Apevisa alerta para golpe com venda de canetas emagrecedoras usando nome da Vigilância Sanitária

Agência orienta população a não realizar pagamentos nem acessar links enviados por criminosos que usam a identidade visual de órgãos de vigilância sanitária.

Eduardo e Lula da Fonte
Investimento

Lula e Eduardo da Fonte entregam novo tomógrafo ao Hospital de Câncer de Pernambuco

O equipamento foi viabilizado por uma emenda parlamentar de R$ 2,7 milhões para ampliar a capacidade de atendimento e beneficiar cerca de 17.640 pacientes

mais notícias

+

Newsletter