Pernambuco, 16 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Menino mordido por tubarão no Grande Recife recebe alta após mais de um mês internado

A despedida do hospital foi cercada de emoção. Médicos, enfermeiros e demais profissionais que acompanharam o tratamento organizaram uma homenagem ao garoto.

07 de julho de 2026 às 10:10   - Atualizado em 08 de julho de 2026 às 10:11

Menino mordido por tubarão no Grande Recife recebe alta após mais de um mês internado.

Menino mordido por tubarão no Grande Recife recebe alta após mais de um mês internado. Foto: Reprodução/Redes sociais

Mais de um mês após sobreviver a um ataque de tubarão na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, um menino de 11 anos finalmente voltou para casa.

A alta hospitalar foi concedida nesta segunda-feira, 6 de julho e marcou o fim de uma longa internação, iniciada logo após o incidente que resultou na amputação da perna esquerda da criança.

A despedida do hospital foi cercada de emoção. Médicos, enfermeiros e demais profissionais que acompanharam o tratamento organizaram uma homenagem para celebrar a recuperação do garoto antes de sua saída da unidade.

Menino mordido por tubarão no Grande Recife recebe alta após mais de um mês internado.

Apesar da alta, o tratamento está longe de terminar. O menino seguirá em acompanhamento médico e passará por um processo de reabilitação que inclui sessões de fisioterapia e adaptação à futura prótese.

Veja Também

Segundo o avô, Manoel Genésio, a criança deixou o hospital utilizando cadeira de rodas, já que também sofreu ferimentos na mão esquerda durante o ataque e ainda não consegue usar muletas.

Os médicos acompanham a evolução da lesão para avaliar se os danos aos tendões foram provocados diretamente pela mordida do tubarão ou durante a tentativa de escapar do animal.

 

Família comemora nova etapa

Durante toda a internação, os pais permaneceram ao lado do filho, dividindo os cuidados enquanto ele passava por diversos procedimentos cirúrgicos para tratar os ferimentos.

Ao sair do hospital, o menino demonstrou entusiasmo em retomar a rotina. Segundo familiares, ele chegou a pedir para passar pela escola antes de voltar para casa, mas foi informado de que os estudantes já estavam em período de férias.

A chegada à nova residência também foi marcada por uma recepção especial organizada por parentes.

Prótese já foi adquirida

A campanha de arrecadação promovida pela família alcançou o objetivo e garantiu os recursos necessários para a compra da prótese que será utilizada na reabilitação.

O equipamento já foi encomendado e deverá ser colocado quando a equipe médica considerar que o processo de cicatrização e recuperação estiver adequado.

Pensando na acessibilidade, a família também decidiu mudar de casa para oferecer melhores condições de locomoção ao garoto durante a adaptação.

Ataque aconteceu em maio

O acidente ocorreu na tarde de 31 de maio, na Praia de Piedade, uma das áreas do litoral pernambucano conhecidas pelo histórico de incidentes envolvendo tubarões.

Após ser retirado do mar por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, o menino foi levado inicialmente ao Hospital da Aeronáutica e, posteriormente, transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, onde passou pela cirurgia que resultou na amputação da perna esquerda.

Depois de deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele foi encaminhado para o Hospital Unimed Recife, onde permaneceu internado até receber alta.

Pernambuco voltou a reforçar monitoramento

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), este foi o 83º ataque registrado em Pernambuco desde 1992. Apenas a Praia de Piedade concentra 24 ocorrências, sendo a área com maior número de incidentes no estado.

Após os casos registrados recentemente no litoral pernambucano, o Governo de Pernambuco retomou ações de monitoramento das espécies marinhas na costa. A medida busca ampliar os estudos sobre o comportamento dos tubarões e fortalecer estratégias de prevenção para reduzir o risco de novos ataques.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:42, 16 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Récem-nascida é transferida em helicptéro da PRF
Vídeo

Recife: recém-nascida com bronquiolite grave é transportada de helicóptero da PRF vinda de Palmares

A bebê estava internada no Hospital Regional de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, e seguiu para receber atendimento especializado na capital pernambucana

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) alerta a população sobre um novo golpe.
Pernambuco

Apevisa alerta para golpe com venda de canetas emagrecedoras usando nome da Vigilância Sanitária

Agência orienta população a não realizar pagamentos nem acessar links enviados por criminosos que usam a identidade visual de órgãos de vigilância sanitária.

Eduardo e Lula da Fonte
Investimento

Lula e Eduardo da Fonte entregam novo tomógrafo ao Hospital de Câncer de Pernambuco

O equipamento foi viabilizado por uma emenda parlamentar de R$ 2,7 milhões para ampliar a capacidade de atendimento e beneficiar cerca de 17.640 pacientes

mais notícias

+

Newsletter