Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa determina recolhimento de pó decorativo e sal grosso

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen/RJ), o lote citado foi reprovado no teste de determinação de iodo. 

Fernanda Diniz

26 de janeiro de 2026 às 15:10   - Atualizado às 15:30

Sal grosso.

Sal grosso. Imagem de Freepik

Anvisa determinou, nesta segunda-feira (26/1), o recolhimento do pó para decoração da marca Sugar Art. O produto, que é da empresa Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda. (Madi Comércio), teve sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos.  

Ele contém materiais plásticos, o que o torna impróprio para ser consumido em alimentos.   

Sal Grosso 

Outro item atingido pela ação fiscal e que deve ser recolhido é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda. O produto também teve a sua comercialização, distribuição e consumo suspensos.  

A medida afeta apenas o lote 004/24, cuja data de validade é 30 de outubro de 2026. 

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen/RJ), o lote citado foi reprovado no teste de determinação de iodo. 

Veja Também

O iodo deve ser adicionado ao sal de cozinha, para evitar a deficiência desse elemento no organismo, que pode levar ao bócio (aumento da tireoide). A falta de iodo também pode ocasionar vários problemas ao desenvolvimento do feto, durante a gestação, entre outros problemas. 

Orientações 

A Agência sugere aos consumidores que já tenham adquirido o produto que entrem em contato com a empresa, através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), para instruções a respeito do recolhimento do produto. 

Produtos proíbidos 

Anvisa determinou, nesta sexta-feira (23/01), que todos os produtos da marca Ervas Brasil sejam apreendidos. Além disso, a comercialização, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o consumo dos itens estão proibidos. 

A empresa Ervas Brasil Indústria Ltda., não possui Licença Sanitária e nem Alvará de Funcionamento. Os produtos contêm ingredientes não autorizados em suplementos alimentares, e a divulgação é feita de forma irregular, associando o seu uso a falsos benefícios terapêuticos sem comprovação científica. 

Histórico  

No dia 7 de janeiro de 2026, a Anvisa ordenou a apreensão e proibiu os suplementos Vitamina C Sucupira com Unha de Gato e Suplemento Alimentar Colesterol, ambos da empresa Ervas Brasil, pelos mesmos motivos citados anteriormente. 

Glicopill 

Outro produto que deve ser apreendido é o Suplemento Alimentar em Cápsulas da marca Glicopill. A ação fiscal também proíbe a sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo. 

O suplemento tem origem desconhecida e está sendo anunciado em seu site oficial, além das plataformas de vendas online como Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza e Amazon.  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:55, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter