Segundo as investigações, o Templo Glória e Renovo de Deus, gerida pelo pastor e a esposa, possui duas sedes em São Paulo e pode ter sido usado como fachada.
Pastor Josivaldo Batista, líder de igreja pregando ao ar livre. Foto: Divulgação
O pastor líder da igreja Templo Glória e Renovo de Deus, Josivaldo Batista, foi preso pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira, 6 de novembro, no cumprimento da segunda fase da Operação Cópia e Cola. A ação investiga desvios de recursos públicos no setor de saúde da cidade de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo.
Batista é concunhado do prefeito afastado Rodrigo Manga (Republicanos) e já estava sob investigação desde a primeira etapa da operação, deflagrada em abril deste ano. Fontes da própria PF confirmaram a prisão.
Durante as diligências da fase inicial, os agentes encontraram R$ 863 mil em espécie em um endereço ligado ao casal Josivaldo e Simone de Souza, também pastora. Segundo as investigações, a igreja do casal, que possui duas sedes em São Paulo, pode ter sido usada como fachada para movimentações financeiras irregulares.
Mesmo com a prisão do pastor, o perfil oficial dele no Instagram permaneceu ativo e publicou uma mensagem ambígua, assinada por Simone e acompanhada de uma foto dos dois.
“Em um relacionamento, não é a ausência de lutas que revela maturidade, e sim a forma como o casal escolhe atravessá-las. As tempestades vêm para todos, mas aqueles que caminham de mãos dadas, guiados pela Palavra e sustentados pela oração, permanecem firmes”, escreveu a pastora, sem mencionar o caso.
Antes de fundar sua própria igreja, Josivaldo foi um dos principais auxiliares do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Ele foi expulso da denominação em 2020, após um episódio envolvendo uso de bebidas alcoólicas e um suposto caso extraconjugal. A partir daí, decidiu criar o seu próprio ministério.
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias por decisão judicial nesta quinta-feira, 6 de novembro, durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal. O vice-prefeito, Fernando Neto (PSD), assumirá interinamente a administração municipal.
A decisão atendeu a um pedido da Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades em contratos da área da Saúde em Sorocaba. Duas pessoas foram presas na ação, entre elas o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito, apontado como suspeito de atuar como lobista e de lavar dinheiro em diversos contratos firmados pela prefeitura.
3
4
10:55, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.
Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".
mais notícias
+