Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Padre que negou eucaristia a apoiadores de Nikolas Ferreira diz que se arrepende e pede desculpas

O posicionamento do religioso foi divulgado oficialmente por meio de nota da Diocese de Caratinga, em Minas Gerais.

Cami Cardoso

10 de fevereiro de 2026 às 15:04   - Atualizado às 15:41

Padre que negou eucaristia a apoiadores de Nikolas Ferreira diz que se arrepende e pede desculpas

Padre que negou eucaristia a apoiadores de Nikolas Ferreira diz que se arrepende e pede desculpas Foto: Reprodução

O padre Flávio Ferreira Alves, que havia recusado a eucaristia a fiéis identificados como apoiadores do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma missa na Capela de São Sebastião, voltou atrás e manifestou arrependimento pelo ocorrido. O posicionamento do religioso foi divulgado oficialmente no último sábado, 8 de fevereiro, por meio de nota da Diocese de Caratinga, em Minas Gerais.

De acordo com a diocese, o sacerdote reconheceu que sua atitude foi motivada por um momento de forte emoção e admitiu que a conduta adotada não está alinhada às orientações pastorais da Igreja Católica. Ainda segundo o comunicado, o padre pediu perdão à comunidade e aos fiéis que se sentiram atingidos pela declaração.

“Informamos que o padre Flávio Ferreira Alves reconhece que sua fala, proferida em um momento de forte emoção, não condiz com as orientações pastorais da Igreja. O sacerdote expressa seu profundo arrependimento e pede perdão a toda a comunidade e aos fiéis que se sentiram ofendidos ou excluídos por suas palavras”, diz trecho da nota oficial.

No mesmo comunicado, a Diocese de Caratinga reforçou que a eucaristia é considerada o “sacramento da unidade” e, por esse motivo, não deve ser utilizada como instrumento de divisão dentro da Igreja.

Relembre o caso

Em suas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo resposta sobre o gesto do padre Flávio Ferreira Alves, da Paróquia Santa Efigênia, na cidade de Córrego Novo, interior de Minas Gerais, que negou a comunhão aos fiéis que apoiam o parlamentar durante uma missa realizada no domingo, 8 de fevereiro. (veja vídeo abaixo)

Veja Também

"Esse disparato foi um dos vídeos mais bizarros que eu já vi, porque, claro, eu já vi pessoas usando do altar para poder criticar políticos ou políticas, seja de direita ou de esquerda, padres e pastores. Mas o que esse padre fez aqui em Minas Gerais foi algo muito além disso", comentou Nikolas.

 

O deputado ainda diz que o religioso "condicionou a eucaristia a apoiá-lo ou não" e indaga sobre o que ele incomoda nas pessoas. 

"Ele condicionou a Eucaristia, que dentro da Igreja Católica é o maior sacramento, o momento de maior comunhão com Cristo, ele condicionou isso a me apoiar ou não. Se você não me apoia, então você pode ter comunhão com Cristo. Se você me apoia, você não pode ter comunhão com Cristo. Sério, eu preciso lembrar as pessoas que eu sou um simples deputado federal. O que nessas pessoas que eu estou incomodando tanto para elas se sentirem incomodadas no momento do culto? Elas fazerem esse tipo de crítica e de. E até mesmo heresia a nível máximo", diz o deputado.

 

Falas do padre

"Tem católico concordando com Nikolas. Vou falar uma coisa grave, se você concorda com o Nikolas, que não quer dar botijão de gás para o pobre, por favor, saia da igreja agora. Você não merece receber a eucaristia", disse o padre.

 

As declarações de Flávio se referem ao voto do parlamentar contrário à Medida Provisória (MP) n° 1.313/2025, que alterou as regras do Gás dos Brasileiros, auxílio destinado a famílias de baixa renda. A nova versão do programa, chamado Gás do Povo, substitui o repasse em dinheiro por uma retirada física do botijão em locais credenciados pelo Governo Federal.

A Diocese de Caratinga, responsável pela paróquia, divulgou uma nota após o ocorrido. Confira abaixo:

"A Diocese de Caratinga, por meio de seu Bispo Diocesano e em comunhão com todo o clero, vem a público manifestar-se acerca do fato isolado ocorrido durante a celebração da Eucaristia na Paróquia Santa Efigênia, em Córrego Novo e Pingo D'água, envolvendo o Padre Flávio Ferreira Alves.

 

A Igreja Católica de nossa Diocese de Caratinga reafirma seu compromisso inabalável com o livre exercício da democracia e com o respeito à pluralidade de opiniões. O ambiente litúrgico deve ser, primordialmente, um espaço de acolhida, paz e oração, onde todos os fiéis se sintam integrados à comunhão com Cristo, independentemente de suas convicções políticas individuais. Informamos que o Padre Flávio Ferreira Alves reconhece que sua fala, proferida em um momento de forte emoção, não condiz com as orientações pastorais da Igreja.

O sacerdote expressa seu profundo arrependimento e pede perdão a toda a comunidade e aos fiéis que se sentiram ofendidos ou excluídos por suas palavras. A Igreja ensina que a Eucaristia é o sacramento da unidade e não deve ser utilizada como instrumento de divisão ou segregação.

 

Diante do ocorrido, a Diocese de Caratinga assume o compromisso de tomar as devidas providências necessárias para que episódios dessa natureza não voltem a ocorrer, preservando a sacralidade da Missa. Reiteramos a nossa responsabilidade com o diálogo aberto na comunidade para restaurar o clima de fraternidade e respeito mútuo. A Diocese de Caratinga clama ao Espírito Santo que nos conduza pelo caminho da reconciliação e que a nossa fé seja sempre um elo que nos une no amor de Deus."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:32, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

Pastor Silas Malafia no evento evangélico The Send Brasil 2026, na Arena Pernambuco.
Pernambuco

Sintepe denuncia pastor Silas Malafaia ao MPPE por ataque a professores em discurso no The Send

Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".

mais notícias

+

Newsletter