Vereadores de esquerda pedem punição aos vereadores Thiago Medina e Gilson Machado. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Um grupo de vereadores e vereadoras do Recife protocolou um processo administrativo solicitando punição aos parlamentares Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL) por quebra de decoro parlamentar.
O pedido foi oficializado por meio do processo nº 1808/2025 e é assinado pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PT), além dos vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Osmar Ricardo (PT).
De acordo com os vereadores, no registro, Gilson e Thiago fazem insinuações de cunho sexual, desrespeitando diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e “atingindo a dignidade das pessoas com deficiência”.
“Eles divulgaram vídeo ofensivo e capacitista, com insinuações sexuais, gravado na sessão de 29/04, desrespeitando o presidente Lula e a dignidade das pessoas com deficiência”, afirma o texto.
O vídeo faz referência ao acidente de trabalho sofrido por Lula, ainda enquanto operário, que resultou na amputação de um dedo da sua mão esquerda. O conteúdo ganhou repercussão nas redes sociais.
Os autores do pedido afirmam que a Câmara Municipal do Recife não pode tolerar tal comportamento, classificado como uma violação reiterada ao Regimento Interno.
"A casa de de José Mariano não pode tolerar os reiterados atos de violação do Regimento Interno praticados pela extrema direita para atingir seus objetivos políticos", diz texto.
1
4
02:43, 07 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a Polícia Federal, não foi identificado qualquer risco ou irregularidade, e os passageiros desembarcaram em segurança na capital pernambucana.
As sugestões para a concessão podem ser enviadas até 23 de março, encerrando a etapa de participação pública.
Enterrado como indigente, corpo de Maycon Douglas precisa ser cremado para que as cinzas sejam levadas pela mãe para fora de Pernambuco.
mais notícias
+