Vereadores de esquerda pedem punição aos vereadores Thiago Medina e Gilson Machado. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Um grupo de vereadores e vereadoras do Recife protocolou um processo administrativo solicitando punição aos parlamentares Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL) por quebra de decoro parlamentar.
O pedido foi oficializado por meio do processo nº 1808/2025 e é assinado pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PT), além dos vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Osmar Ricardo (PT).
De acordo com os vereadores, no registro, Gilson e Thiago fazem insinuações de cunho sexual, desrespeitando diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e “atingindo a dignidade das pessoas com deficiência”.
“Eles divulgaram vídeo ofensivo e capacitista, com insinuações sexuais, gravado na sessão de 29/04, desrespeitando o presidente Lula e a dignidade das pessoas com deficiência”, afirma o texto.
O vídeo faz referência ao acidente de trabalho sofrido por Lula, ainda enquanto operário, que resultou na amputação de um dedo da sua mão esquerda. O conteúdo ganhou repercussão nas redes sociais.
Os autores do pedido afirmam que a Câmara Municipal do Recife não pode tolerar tal comportamento, classificado como uma violação reiterada ao Regimento Interno.
"A casa de de José Mariano não pode tolerar os reiterados atos de violação do Regimento Interno praticados pela extrema direita para atingir seus objetivos políticos", diz texto.
2
22:09, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+