Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Suspeita de assassinar garoto Artur cumpre prisão preventiva e afirma ter sofrido violência policial

"Quando isso ocorre, o juiz tem por obrigação encaminhar o relato para a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social das Polícias Militar e Civil, para ser apurado tal fato", relata o TJPE.

20 de fevereiro de 2025 às 18:55   - Atualizado às 19:19

Suspeita de assassinar garoto Artur cumpre prisão preventiva e afirma ter sofrido violência policial

Suspeita de assassinar garoto Artur cumpre prisão preventiva e afirma ter sofrido violência policial Foto: PortaldePrefeitura/eprodução

Giselda da Silva Andrade, é suspeita de ser autora do assassinato do menino Artur, de apenas 2 anos, no Sertão de Pernambuco. Ela afirma ter sofrido violência policial ao ser detida. Agora, ela cumpre prisão preventiva decidida pelo TJPE. 

O seu companheiro, Antônio severo, também foi detido, apontado como autor da tortura e violência sexual e homicídio da criança, acompanhado de Giselda.

O autor da violência contra a criança foi retirado da viatura após ser preso e foi espancado até a morte por populares.

Veja Também

Sendo assim, o linchamento, decorrente da revolta da população com a morte da criança, levou a governadora Raquel Lyra a falar em “barbárie”. Ela disse que erros “devem ser enxergados”. 

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, depois da morte do agressor, a suspeita foi encaminhada para a audiência de custódia. O tribunal de justiça de Afogados da Ingazeira é localizado no Sertão de Pernambuco.

Assim sendo, essa audiência foi realizada para certificar a pena de prisão, mas não iria anular a captura, que já tinha sido decretada. No entanto, aconteceram os registros da morte de Frajola, um dos assassinos. O tribunal deverá apurar os casos de “forma independente e exclusiva”.

Dessa forma, por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco explicou tudo o que aconteceu no caso do menino Artur.

De princípio, a criança foi encontrada sem vida no último domingo, 16 de fevereiro. Entretanto, na segunda-feira, 17 de fevereiro, foi encaminhado um mandado de prisão contra o casal.

Decisão do TJPE no caso da suspeita

Antes da decisão judicial, o Ministério Público de Pernambuco deu parecer favorável pela prisão do casal.

O cumprimento do mandado de prisão ocorreu na tarde da terça-feira, 18 de fevereiro.

De tal forma que, durante a condução do casal para a Delegacia de Polícia de Tabira, ocorreu a abordagem do comboio policial pela população. Assim, o linchamento de um dos investigados ocorreu.

No entanto, durante a manhã da última quarta-feira, 19 de fevereiro, Giselda da Silva Andrade foi submetida à audiência de custódia. Ela alegou que foi vítima de violência policial. 

“Quando isso ocorre, o juiz plantonista tem por obrigação encaminhar o relato para a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social das Polícias Militar e Civil. Isso é feito para ser apurado tal fato”, acrescentou o TJPE. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:25, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter