Pernambuco, 10 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife sediará 33º Encontro de Economia do Nordeste nos dias 7 e 8 de novembro

A programação do evento contará com palestras, debates e momentos de interação com os participantes.

Fernanda Diniz

04 de novembro de 2025 às 15:47   - Atualizado às 15:57

Recife sediará 33º Encontro de Economia do Nordeste.

Recife sediará 33º Encontro de Economia do Nordeste. Foto: Divulgação

O 33º Encontro de Economia do Nordeste (ENE 2025) será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Hotel Atlante Plaza, em Recife, reunindo economistas, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições de todo o Nordeste.

Com o tema “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Região Nordeste”, o evento propõe debates sobre estratégias e políticas voltadas ao crescimento econômico equilibrado e à redução das desigualdades regionais.

Para a presidente do Corecon-PE, Ana Cláudia Arruda, o ENE representa uma oportunidade singular para a troca de experiências e construção de soluções colaborativas.

“O encontro é um espaço estratégico para que possamos discutir políticas públicas e iniciativas privadas que promovam o desenvolvimento sustentável em todas as áreas da economia regional”, afirma.

A programação do evento contará com palestras, debates e momentos de interação com os participantes. No primeiro dia, sexta-feira (7), estão previstas a solenidade de abertura, a palestra magna sobre os desafios do Brasil e da Região Nordeste na busca do desenvolvimento econômico sustentável, seguida de debate com perguntas da plateia e apresentação cultural.

No segundo dia, sábado (8), os destaques incluem palestras sobre investimentos no Nordeste, desafios econômicos e ambientais da região e o mercado de trabalho do economista, todas com participação de debatedores e mediação de presidentes dos Corecons.

A programação busca oferecer uma visão abrangente sobre inovação, políticas sociais, integração econômica regional e estratégias para o fortalecimento do setor produtivo local.

Entre os temas que serão abordados estão inovação, infraestrutura, políticas sociais e integração econômica regional. Os debates também devem trazer análises sobre o impacto das mudanças climáticas, investimentos estratégicos e a importância da formação de novos profissionais para fortalecer o mercado de trabalho e o setor produtivo local.

“É fundamental que os economistas do Nordeste atuem de forma articulada, compartilhando conhecimentos e propostas que possam transformar a região em um polo de desenvolvimento sustentável”, destaca Ana Cláudia Arruda.

O ENE 2025 reforça o compromisso das entidades econômicas com a promoção de uma agenda voltada ao desenvolvimento regional equilibrado e inclusivo.

A expectativa é que o encontro contribua para fortalecer a colaboração entre instituições, estimular pesquisas e inspirar políticas que garantam crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental na região Nordeste.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:20, 10 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Polo Pina deverá atrair um grande público no Natal e Réveillon do Recife
Levantamento

Nordeste lidera buscas de viagem para Natal e Réveillon 2025, confira ranking

Sete das dez cidades mais procuradas pelos brasileiros estão na região, confirmando o apelo das praias e festas nordestinas nas viagens de fim de ano.

Alcides Teixeira Neto, vereador do Recife
Eleições 2026

Vereador do Recife, Alcides Teixeira, se diz confiante na reeleição de Raquel Lyra

"Tenho certeza que ela renovará seu mandato para que aí assim nos outros quatro anos Pernambuco voltar a ser grande no Brasil", afirmou.

Blocos Líricos do Recife
Cultura

Recife Antigo recebe Arrastão do Frevo neste domingo (9) com mais de 25 blocos líricos; veja horário

O cortejo vai reunir agremiações tradicionais, reafirmando a força e a beleza do Frevo de Bloco, marcado pelos corais femininos e pela orquestra de pau e corda com seus instrumentos.

mais notícias

+

Newsletter