Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Professores do Recife realizam nova vigília nesta segunda (28) e reforçam greve municipal

Até o momento, a gestão do prefeito João Campos (PSB) apresentou apenas a proposta de 1,5% de reajuste retroativo a janeiro de 2024 e um aumento de R$ 1 no tíquete alimentação.

Gabriel Alves

28 de abril de 2025 às 09:30   - Atualizado às 09:35

Professores do Recife em protesto.

Professores do Recife em protesto. Foto: Divulgação

O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) realiza uma nova vigília, na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER), bairro da Madalena, Zona Norte do Recife. A mobilização das professoras e professores acontece durante mais uma rodada de negociação com a Prefeitura e reforça o estado de greve aprovado pela categoria, diante da falta de propostas que atendam às reivindicações dos profissionais da educação.

"Ao contrário do Recife, várias cidades da Região Metropolitana e até o estado estão anunciando que pagarão o piso da categoria. É mais um sinal de que não aceitaremos propostas rebaixadas. Queremos o pagamento dos 6,27% de 2024, a incorporação à carreira e a reparação das perdas salariais dos últimos anos, que chegam a 12,78%", afirma Jaqueline Dornelas, coordenadora geral do SIMPERE.

A negociação também abrange o pedido das educadoras e educadores pela valorização da carreira, a reestruturação dos interstícios, o acréscimo de carga horária, a garantia da aula-atividade e outros pontos da pauta financeira.

Até o momento, a gestão do prefeito João Campos (PSB) apresentou apenas a proposta de 1,5% de reajuste retroativo a janeiro de 2024 e um aumento de R$ 1 no tíquete alimentação, números que estão sendo considerados vergonhosos por toda a comunidade escolar.

Além da mobilização nas ruas, o SIMPERE também protocolou, no início deste mês, uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando a intervenção do órgão diante do descumprimento da Lei do Piso no que diz respeito à jornada de trabalho.

Veja Também

"A Prefeitura do Recife desrespeita o direito à aula-atividade, obrigando professores a extrapolarem o tempo de interação com estudantes, em clara violação da Lei 11.738/2008. Por isso, levamos o caso ao MPPE e exigimos providências", explica Anna Davi, diretora do sindicato.

Profissionais da rede municipal de ensino estão em estado de greve desde o dia 10 deste mês e não descartam a possibilidade de deflagrar greve caso a gestão João Campos continue a ignorar os direitos de quem trabalha por melhores condições de ensino da capital pernambucana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:01, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Carnaval Recife e Olinda.
Preparo

Como aproveitar o sábado de Carnaval em Recife e Olinda: guia de dicas para foliões

Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.

mais notícias

+

Newsletter