O grupo operava há vários anos e se especializou em furtar cartões magnéticos de idosos e vulneráveis, além de cometer estelionato, falsificava documentos e lavava dinheiro.
12 de fevereiro de 2025 às 14:41 - Atualizado às 15:38
Polícia Civil monta operação e desarticula quadrilha criminosa que dava golpes em idosos Foto: PCPE
Após um amplo trabalho investigativo, a Polícia Civil de Pernambuco desarticulou uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos.
Denominada Tápias, a 6ª Operação de Repressão Qualificada do ano de 2025 da PCPE teve por objetivo desarticular um grupo que atuava há pelo menos 5 anos. Esse grupo causava prejuízos e lesava idosos e beneficiários do INSS, mostrando a importância da Polícia.
A ação aconteceu no último final de semana, no âmbito da Operação Divisa Integrada, deflagrada conjuntamente entre os estados de Pernambuco e do Ceará.
O grupo operava há vários anos e se especializou em furtar cartões magnéticos de idosos e vulneráveis dentro de agências bancárias. Além disso, cometia estelionato, falsificava documentos e lavava dinheiro, o que destacou o empenho da Polícia.
Os criminosos tinham como áreas de atuação três estados nordestinos: Pernambuco, nas cidades de Serrita, Parnamirim, Exu e Cedro; Ceará, nos municípios de Penaforte, Brejo Santo, Crato, Iguatu, Campos Sales; e ainda em Altos e Picos, localizados no Piauí. Apenas em Cedro, Serrita e Parnamirim, foram confirmados pelo menos 12 golpes contra os idosos, conforme apuração da Polícia.
As investigações tiveram início em julho de 2024. A operação ocorreu através da Delegacia Seccional de Salgueiro e da Delegacia de Cedro, contando com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e da Polícia Civil do Ceará. Isso mostra a importância da Polícia na investigação. Na execução, foram empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
“Efetuamos um total de 6 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. Outras 5 pessoas estão foragidas, mas já tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Vara Criminal da Comarca de Serrita. Também apreendemos documentos em nome de terceiros, cartões bancários e maquinetas de cartão. Além disso, apreendemos 1 CPU e 4 celulares”, esclareceu o delegado Marcos Virgínio, gerente de Controle Operacional da Diretoria Integrada do Interior (Dinter 2). Ele acrescentou que as investigações pela Polícia continuam para identificar outros envolvidos e fortalecer as provas.
A mega-operação realizada em conjunto pelos órgãos de segurança pública de Pernambuco e do Ceará durou três dias, sendo finalizada com resultados bastante positivos. Visando o combate à criminalidade nas divisas, os agentes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) executaram ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária. No total, efetuaram 39 prisões, entre cumprimentos de mandados e flagrantes. Como resultado, cumpriram 25 mandados de busca e apreensão em suma parceria com as polícias dos respectivos estados.
Em conclusão, foram apreendidos cerca de 3,5 quilos de drogas, 4 armas de fogo, 1 arma branca, 16 munições, 10 motocicletas, 1 carro, 1 caminhão, 2 celulares, 1 balança de precisão, 2 cartões de crédito e R$ 2.527,35 em dinheiro, sendo assim registrado pela Polícia.
2
23:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+