Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Civil monta operação e desarticula quadrilha criminosa que dava golpes em idosos

O grupo operava há vários anos e se especializou em furtar cartões magnéticos de idosos e vulneráveis, além de cometer estelionato, falsificava documentos e lavava dinheiro.

12 de fevereiro de 2025 às 14:41   - Atualizado às 15:38

Polícia Civil monta operação e desarticula quadrilha criminosa que dava golpes em idosos

Polícia Civil monta operação e desarticula quadrilha criminosa que dava golpes em idosos Foto: PCPE

Após um amplo trabalho investigativo, a Polícia Civil de Pernambuco desarticulou uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos.

Denominada Tápias, a 6ª Operação de Repressão Qualificada do ano de 2025 da PCPE teve por objetivo desarticular um grupo que atuava há pelo menos 5 anos. Esse grupo causava prejuízos e lesava idosos e beneficiários do INSS, mostrando a importância da Polícia.

Veja Também

A ação aconteceu no último final de semana, no âmbito da Operação Divisa Integrada, deflagrada conjuntamente entre os estados de Pernambuco e do Ceará. 

O grupo operava há vários anos e se especializou em furtar cartões magnéticos de idosos e vulneráveis dentro de agências bancárias. Além disso, cometia estelionato, falsificava documentos e lavava dinheiro, o que destacou o empenho da Polícia.

Área de atuação dos criminosos

Os criminosos tinham como áreas de atuação três estados nordestinos: Pernambuco, nas cidades de Serrita, Parnamirim, Exu e Cedro; Ceará, nos municípios de Penaforte, Brejo Santo, Crato, Iguatu, Campos Sales; e ainda em Altos e Picos, localizados no Piauí. Apenas em Cedro, Serrita e Parnamirim, foram confirmados pelo menos 12 golpes contra os idosos, conforme apuração da Polícia. 

As investigações tiveram início em julho de 2024. A operação ocorreu através da Delegacia Seccional de Salgueiro e da Delegacia de Cedro, contando com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e da Polícia Civil do Ceará. Isso mostra a importância da Polícia na investigação. Na execução, foram empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

“Efetuamos um total de 6 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. Outras 5 pessoas estão foragidas, mas já tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Vara Criminal da Comarca de Serrita. Também apreendemos documentos em nome de terceiros, cartões bancários e maquinetas de cartão. Além disso, apreendemos 1 CPU e 4 celulares”, esclareceu o delegado Marcos Virgínio, gerente de Controle Operacional da Diretoria Integrada do Interior (Dinter 2). Ele acrescentou que as investigações pela Polícia continuam para identificar outros envolvidos e fortalecer as provas.

Operação da polícia

A mega-operação realizada em conjunto pelos órgãos de segurança pública de Pernambuco e do Ceará durou três dias, sendo finalizada com resultados bastante positivos. Visando o combate à criminalidade nas divisas, os agentes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) executaram ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária. No total, efetuaram 39 prisões, entre cumprimentos de mandados e flagrantes. Como resultado, cumpriram 25 mandados de busca e apreensão em suma parceria com as polícias dos respectivos estados.

Em conclusão, foram apreendidos cerca de 3,5 quilos de drogas, 4 armas de fogo, 1 arma branca, 16 munições, 10 motocicletas, 1 carro, 1 caminhão, 2 celulares, 1 balança de precisão, 2 cartões de crédito e R$ 2.527,35 em dinheiro, sendo assim registrado pela Polícia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter