Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: PF prende pela segunda vez, no Recife, português procurado pela Interpol por crimes sexuais

Fugido da Justiça de Portugal, ele recebeu uma condenação de quatro anos e dois meses de prisão, com sentença transitada em julgado desde 2014.

Gabriel Alves

27 de fevereiro de 2025 às 13:39   - Atualizado às 13:51

Agente da Polícia Federal.

Agente da Polícia Federal. Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu um cidadão português de 56 anos, procurado por crimes de importunação sexual, auxílio à imigração ilegal e lenocínio – exploração ou coação para a prostituição. (veja vídeo)

A polícia capturou o suspeito na quarta-feira, 26 de fevereiro, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e divulgou a informação nesta quinta-feira (27).

Identificado como João Baptista Pereira Silva Gonçalves, ele já havia sido preso anteriormente, mas estava solto sob medidas restritivas. O Núcleo de Cooperação Internacional (MPDFT), com apoio do Grupo de Capturas (GCAP), realizou a nova prisão.

Veja Também

Foragido da Justiça de Portugal, ele recebeu uma condenação de quatro anos e dois meses de prisão, com sentença transitada em julgado desde 2014. Em junho de 2022, seu nome entrou na lista de difusão vermelha da Interpol, tornando-se alvo de buscas internacionais.

Histórico de prisões pela PF

A primeira prisão aconteceu em 9 de fevereiro de 2022, quando a polícia o localizou em um apartamento na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu um mandado do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando sua prisão preventiva para extradição.

No entanto, uma liminar o soltou, com restrições enquanto ele aguardava a decisão final sobre sua entrega às autoridades portuguesas.

Mais tarde, o governo de Portugal comunicou ao Brasil que o estrangeiro continuava envolvido com crimes ligados ao tráfico de mulheres. Diante disso, a Justiça revogou sua liberdade e decretou uma nova ordem de prisão para extradição.

Encaminhamento e extradição

Após detê-lo novamente, a polícia submeteu João Baptista a exames no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.

Em seguida, o levou ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.

De acordo com a PF, os trâmites para sua extradição devem ser agilizados para que ele cumpra a pena em Portugal.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Carnaval Recife e Olinda.
Preparo

Como aproveitar o sábado de Carnaval em Recife e Olinda: guia de dicas para foliões

Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.

mais notícias

+

Newsletter