Durante o encontro, o Sindmetro-PE fez uma retrospectiva da última semana, quando paralisaram o sistema por 24 horas durante a passagem do presidente Lula pela cidade.
Metroviários mantêm estado de greve e intensificam campanha contra a privatização do Metrô do Recife. Foto: Divulgação
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizou, nesta quinta-feira, 21 de agosto, mais uma assembleia para avaliar os rumos da luta contra a privatização da CBTU Recife. A categoria decidiu manter o estado de greve e ampliar a campanha estadual em defesa do metrô público.
Durante o encontro, os metroviários fizeram uma retrospectiva da última semana, quando paralisaram o sistema por 24 horas durante a passagem do presidente Lula pelo Recife.
A mobilização repercutiu em todos os meios de comunicação, entregou documento de reivindicações e garantiu audiência em Brasília com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e assessores do ministro Rui Costa.
Segundo Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro, a adesão da categoria foi total e mostrou a força da luta:
“Essa foi uma ação assertiva porque aconteceu no dia da visita do presidente Lula, dividindo espaço com a maior pauta política do estado. Conquistamos um canal de diálogo com o governo federal e um compromisso: independentemente do rumo da CBTU, os empregos da categoria estarão garantidos. Isso é fruto direto da nossa mobilização”, afirmou.
O dirigente também cobrou da governadora Raquel Lyra medidas efetivas para fortalecer o transporte público, em vez de insistir na agenda privatista:
“Se a governadora quer realmente ajudar o metrô do Recife, que retire a tarifa de energia de tração no horário de pico ou reduza impostos que pesam sobre o sistema. Isso sim é compromisso com a população — não entregar o metrô ao setor privado.”
A assembleia reforçou que a luta contra a privatização é também pela defesa de um metrô acessível, estatal e de qualidade para toda a população da Região Metropolitana do Recife. Como encaminhamentos, os metroviários aprovaram:
O Sindmetro-PE convoca toda a categoria e a sociedade a seguirem mobilizados: cada ato, cada paralisação e cada denúncia têm sido fundamentais para impedir a entrega do metrô ao setor privado e defender o direito de ir e vir da população trabalhadora.
3
07:42, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+