03 de dezembro de 2023 às 13:38
Após oito meses do acidente que deixou cinco pessoas mortas num incêndio no Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, as treze crianças que sobreviveram voltaram para o local reformado nesse sábado, 2 de novembro.
Destinado a acolher crianças em situação de risco social encaminhadas por conselhos tutelares e pelo Juizado da Infância e Juventude, o local foi reaberto, após passar por uma série de reformas estruturais e receber também uma nova decoração.
A reestruturação foi possível graças a doações e ao trabalho de voluntários. A campanha para reconstrução recebeu desde doações de R$ 5 a doações de serviços com custos mais elevados, como projeto, materiais de construção e mão de obra.
Entre os ambientes pós-reforma, as crianças receberam um espaço com uma brinquedoteca equipada com dezenas de brinquedos, incluindo casinha de bonecas, escorregador. O espaço que antes tinha capacidade para receber 15 crianças, agora pode abrigar 21.
Leia Também
Veja Também
“Os abrigos precisam ter essa cara de casa e aqui é um grande exemplo. A gente tem uma casa que acolhe e que não lembra um abrigo e isso é o principal. Elas serem acolhidas com amor nesse momento de transição da vida delas”, disse Patrícia Chalaça, arquiteta que participou da reforma do espaço.
Gezler Carlos West, diretor do abrigo, reforçou que a solidariedade foi o que impulsionou as ações para que a reabertura do espaço fosse possível.
“No dia do incêndio eu estava dando entrevista e chegou uma senhora de longe, que eu conhecia. Um neto dela morou aqui um período com a gente. Com profundas limitações financeiras, profundos desafios familiares, ela veio sem condições de chegar aqui, só pra me dar um abraço. Isso não tem preço”, contou West.
O incêndio na sede de uma instituição que abriga jovens em situação de risco social deixou quatro mortos, sendo três crianças e um adulto.
O fogo atingiu o Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, na madrugada desta sexta, 14 de abril. Quinze pessoas ficaram feridas.
Vídeos mostram os bombeiros em ação para controlar o fogo, que começou por volta das 3h. Até publicação desta matéria, não havia sido informado o que provocou o fogo.
1
3
4
06:44, 01 Mai
24
°c
Fonte: OpenWeather
Responsáveis por transportar diariamente milhares de passageiros na Região Metropolitana, esses profissionais enfrentam uma rotina marcada por forte pressão
Alguns serviços públicos terão funcionamento especial, Tendo horário alterado nesta sexta-feira, 1 de maio.
O funcionamento visa atender a população que frequenta o centro da capital pernambucana para compras
mais notícias
+