Festas

PREFEITURA DO RECIFE anuncia "NATAL QUE ILUMINA" com PROGRAMAÇÃO a partir deste SÁBADO (2); confira

Os palcos das comemorações, que acontecem até o dia 6 de janeiro, serão a Avenida Rio Branco, o Segundo Jardim de Boa Viagem e o Parque das Graças.

Ciclo Nalatino do Recife
Ciclo Nalatino do Recife. Foto: Marcos Pastich/Acervo PCR

As cores e luzes do Natal já tomam conta da cidade, com decoração acendendo as ruas, parques e esperanças recifenses. A partir deste sábado, 2 de dezembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai espalhar também as tradições culturais natalinas, para embalar a despedida de 2023 com os mais autênticos folguedos nordestinos.

Os primeiros palcos da festa, que seguirá enchendo todos os fins de semana recifenses de celebração, até o próximo dia 6 de janeiro, serão a Avenida Rio Branco, o Segundo Jardim de Boa Viagem e o Parque das Graças.

Só nestes sábado e domingo de estreia (2 e 3 de dezembro), o “Natal que Ilumina”, promovido pelo poder público municipal, apresentará 16 atrações, entre pastoris, bois, orquestra, reisado e cavalo marinho convidarão os públicos recifenses para as brincadeiras da cultura popular.

Nas próximas semanas, o ciclo espalhará sua alegria azul e encarnada também pelos parques Dona Lindu e Macaxeira, Praça do Arsenal e mais seis bairros de várias regiões da cidade, que receberão as já tradicionais Jornadas para Celebrar, promovendo a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com grupos de outras localidades, para fortalecer as tradições natalinas em Santo Amaro, Morro da Conceição, Cordeiro, Vila Vintém, San Martin e Água Fria.

Em cima dos palcos natalinos e pelas ruas da cidade, vai ter atração desfilando a alegria e a comoção do ciclo também nos próximos dias: 9 e 10, 15, 16 e 17, 21, 22, 23 e 24, 29 e 30 de dezembro e dia 6 de janeiro.

Decoração

O Recife já está quase todo vestido para a festa. Na Agamenon Magalhães, a grande árvore de natal, que já virou tradição em meio à mais movimentada avenida da cidade, já subiu e acendeu seus 40 metros de encantamento natalino.

No trecho compreendido entre a Caixa Econômica e o Hospital Português, a Agamenon ganhou ainda elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.

Em Boa Viagem, a decoração concebida pelo poder público municipal se espalha pelos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes, além de grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a população interagir com os elementos.

Na Rio Branco, a magia natalina já faz morada: repetindo o grande destaque da decoração junina, está sendo montada uma vila cenográfica com 13 casas, que serão cobertas por um céu estrelado por cordões luminosos, com fachadas coloridas pelo verde e vermelho natalino.

A via ganhou ainda túnel luminoso em formato de árvore natalina. Serão instalados também presépio e palco para apresentações, que ficará na base da árvore de Natal, no final da rua, perto do Marco Zero.

No meio da via, quem vai dar expediente é o Bom Velhinho, que receberá, instalado em sua Casa de Natal, os pequenos recifenses para fotos e votos natalinos, sentado aos pés de uma segunda árvore, que será montada na altura da esquina com a Rua do Apolo.

Haverá árvores natalinas ainda no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que ganhou decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.

Em todos esses pontos, a decoração será concluída na próxima semana.

Natal que Ilumina – Programação:

DIA 02/12 (Sábado)

Rio Branco:

16h – Orquestra de Frevo Mix de Natal

17h – Pastoril Giselly Andrade

17h50 – Boi de Mainha

18h40 – Guerreiros do Sol Nascente/Bacnaré

19h30 – Espetáculo Cultura Popular e sua Natalidade/Balé Popular do Recife

DIA 03/12 (Domingo)

Rio Branco:

16h – Bandinha Natalina Arco-íris

17h – Pastoril Angel de Brasília Teimosa

17h50 – Reisado Imperial

18h40 – Cavalo Marinho Boi Pintado

19h30 – Pochyua: Só para rodar na ciranda

Segundo Jardim:

17h – Boi de Mainha

17h50 – Pastoril Evolução de Santo Amaro

18h40 – Dança de São Gonçalo do Amarante/Bacnaré

Parque das Graças:

17h – Cavalo Marinho de Mestre Batista

17h50 – Pastoril Jardim da Alegria

18h40 – Trompete Encantado