Guarda Municipal do Recife. Foto: Divulgação
A cidade do Recife iniciou neste ano de 2025 o processo de armamento da Guarda Civil Municipal (GCMR), tornando-se a última capital do Nordeste a adotar essa medida.
A Prefeitura anunciou que o armamento começará pelo Grupo Tático Operacional (GTO), composto por cerca de 70 agentes. Todos os profissionais armados utilizarão câmeras corporais, conhecidas como bodycams, para garantir transparência e segurança nas ações.
Desde a criação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes têm o direito de portar armas de fogo, mediante autorização da Polícia Federal.
Mesmo assim, Recife manteve sua Guarda desarmada por mais de duas décadas, enquanto outras cidades do estado apostaram no patrulhamento.
Nos últimos anos, municípios como Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Camaragibe e Petrolina começaram a equipar seu efetivo com armamento. O Cabo de Santo Agostinho registrou queda de 17% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, foi relutante quanto à eficácia do armamento, e defendia o investimento em programas sociais, como os Centros Comunitários da Paz (Compaz), para o combate à violência.
No entanto, em meio a pressão política e os avanços em outros municípios pernambucanos, a posição da atual gestão mudou.
No cenário nacional, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2023, 30% das Guardas Municipais utilizavam armas de fogo. O número representa um crescimento em relação aos 22,4% registrados em 2019.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, declarou apoio e defendeu que a medida fortalece o trabalho de segurança pública nos municípios, especialmente diante da escassez de policiais militares no estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também reforçou a legitimidade da atuação das Guardas Municipais e reconhece que os municípios têm autonomia para decidir sobre a atuação dessas corporações. O tribunal autoriza o policiamento ostensivo e comunitário, a realização de prisões em flagrante e a atuação diante de situações que envolvam risco a pessoas, bens e serviços municipais.
2
19:31, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+