Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Guardas Municipais cobram João Campos por atraso no pagamento de horas extras: 'inadmissível'

Alessando Sena, vice-presidente do Sindguardas, criticou o prefeito por não pagar o adicional de 50% prometidos, afirmando que são obrigatórias.

Ricardo Lélis

30 de janeiro de 2026 às 21:06   - Atualizado às 21:17

Vice presidente do Sindguardas Recife, Alessandro Sena, e o prefeito do Recife João Campos.

Vice presidente do Sindguardas Recife, Alessandro Sena, e o prefeito do Recife João Campos. (Fotos: Reprodução e Portal de Prefeitura)

O vice presidente do Sindicato dos GCMs, Inspetores, Subinspetores e Agentes de Trânsito do Recife (Sindguardas Recife) Alessandro Sena, relatou em seu perfil nas redes sociais, nesta sexta-feira, 30 de janeiro, os atrasos e erros no pagamento de horas extras aos guardas municipais do Recife. 

Segundo Sena, a prefeitura afirmou que houve um erro de comunicação entre o Conselho de Política Pessoal (CPP) e a a secretaria responsável pela publicação da instrução normativa.

Alessando então criticou a gestão municipal por não pagar o adicional de 50% prometido para as horas extras, que são obrigatórias e implicam em punições caso o guarda não compareça, como deixar de receber promoções.

Ele considera a situação desumana e exige que o prefeito João Campos (PSB) resolva o problema, afirmando que essa é apenas a ponta do iceberg de outros problemas na Guarda Municipal.

Efetivo da Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Recife vive um momento crítico. Com mais de uma década sem a realização de concursos públicos, o efetivo da corporação caiu para o menor nível da série histórica, deixando a segurança de parques, praças e demais espaços públicos comprometida. Nos últimos seis anos, a cidade perdeu cerca de 345 guardas, o que representa uma redução de 18% do quadro.

Veja Também

Efetivo em queda e impacto na segurança urbana

De acordo com os últimos dados levantados pela Prefeitura do Recife via Lei de Acesso à Informação (LAI), a cidade conta atualmente com 1.663 guardas municipais, o menor efetivo da série histórica.

Nos últimos seis anos, a corporação perdeu 345 servidores, uma redução de 18% no quadro, o que compromete diretamente a segurança de parques, praças e outros espaços públicos.

Segundo o sindicato da categoria, SINDGUARDAS, a situação exige urgência, com estimativa de abertura de 300 a 500 vagas no próximo concurso, ainda sem data confirmada. A recomposição do efetivo é considerada essencial para a manutenção da ordem e segurança da cidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:07, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

mais notícias

+

Newsletter