Pernambuco, 12 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Grande Recife: ramal Cajueiro Seco/Cabo da Linha Diesel ficará suspensa a partir desta sexta (14); entenda

Com 18,2 quilômetros de extensão, a linha faz a ligação entre áreas de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho e registra uma demanda aproximada de 2 mil passageiros diariamente

Romildo Lacerda

12 de agosto de 2026 às 14:33   - Atualizado às 14:34

Trêm VLT do metrô do Recife

Trêm VLT do metrô do Recife Foto: Divulgação/CBTU

A operação do ramal Cajueiro Seco/Cabo, da Linha Sul (Diesel) do Metrô do Recife, será interrompida temporariamente a partir desta sexta-feira, 14 de agosto.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, o serviço ficará suspenso até a próxima terça-feira, 18 de agosto, em razão de obras realizadas na região entre as estações Pontezinha e Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho.

A paralisação está relacionada às intervenções para a duplicação da passagem de nível localizada entre as duas estações. Durante o período de execução dos trabalhos, o trecho não terá circulação do VLT.

Trecho atende cerca de 2 mil passageiros por dia

Com 18,2 quilômetros de extensão, o ramal Cajueiro Seco/Cabo possui seis estações ao longo do percurso. A linha faz a ligação entre áreas de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho e registra uma demanda aproximada de 2 mil passageiros diariamente.

Com a interrupção, usuários que dependem do VLT precisarão buscar alternativas para realizar os deslocamentos durante os cinco dias em que o serviço permanecerá fora de operação. A intervenção, segundo a CBTU, está diretamente ligada às obras de infraestrutura ferroviária em andamento no município.

Veja Também

O ramal é operado por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e integra o sistema de transporte ferroviário que atende passageiros do Grande Recife. A suspensão temporária poderá alterar a rotina de quem utiliza diariamente o serviço para deslocamentos entre Jaboatão dos Guararapes e o Cabo de Santo Agostinho.

Grande Recife é questionado sobre reforço nos ônibus

Diante da suspensão, a reportagem da CBN Recife procurou o Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) para saber se haverá reforço na frota de ônibus para atender os passageiros afetados pela paralisação do VLT.

A ampliação da oferta de ônibus poderia ser uma alternativa para reduzir os impactos da interrupção, especialmente nos horários de maior movimento.

Até a última atualização da reportagem, porém, o Grande Recife Consórcio ainda não havia informado se haverá mudanças na operação ou aumento da quantidade de veículos disponíveis para atender a demanda adicional.

A orientação aos passageiros é considerar a suspensão temporária ao planejar os deslocamentos durante o período das obras, entre os dias 14 e 18 de agosto.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:36, 12 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Emprego no Assaí
Trabalho

Assaí Atacadista abre dezenas de vagas de emprego em Pernambuco; saiba como se candidatar

A empresa informa que oferece remuneração compatível com o mercado e um pacote de benefícios aos funcionários

Operação Revocatio.
Ilegalidade

Operação Revocatio mira grupo investigado por homicídio, tráfico e extorsão no Grande Recife

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil, as medidas são realizadas no Recife, em Igarassu, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes.

Partido Missão vai oficializar candidatura de Renan Hallais ao Governo de Pernambuco neste final de semana no Marco Zero
Agenda

Partido Missão vai oficializar candidatura de Renan Hallais ao Governo de Pernambuco neste domingo (16) no Marco Zero

Durante o ato, o pré-candidato deverá apresentar as principais diretrizes de seu projeto para Pernambuco, com foco em temas como segurança pública e desfavelização.

mais notícias

+

Newsletter