Pernambuco, 16 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

João Campos mantém mais de 2 mil servidores temporários na educação, mesmo com concursos vigentes

A demora nas convocações tem gerado insatisfação entre candidatos aprovados, pois poderiam suprir a necessidade do município.

Everthon Santos

19 de fevereiro de 2025 às 13:04   - Atualizado às 13:16

Gestão João Campos mantém mais de 2 mil temporários na educação, mesmo com concursos vigentes.

Gestão João Campos mantém mais de 2 mil temporários na educação, mesmo com concursos vigentes. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Recife ainda mantém mais de 2 mil contratos temporários na educação, mesmo após a realização de concursos públicos que poderiam suprir essa necessidade. As informações são do Jaula Cursos.

Contudo, a demora nas convocações tem gerado insatisfação entre candidatos aprovados e chamado a atenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que passou a acompanhar o caso de perto.

O concurso para professores, realizado em 2023 pelo Cebraspe, e o certame para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), organizado pelo Instituto AOCP, disponibilizaram vagas imediatas e cadastro de reserva.

No entanto, as nomeações acontecem de forma lenta, enquanto o município segue contratando temporários para suprir a demanda nas escolas e creches da cidade.

De acordo com o Jaula Cursos, atualmente, o Recife tem 1.093 contratos para Professor 145H, 245 para Professor II e mais de 600 para o cargo de ADI. Além disso, há 524 contratos temporários para a função de Apoio Administrativo à Educação Especial (AADEE). Tudo isso mesmo após a realização de um concurso que ofertou 400 vagas, atendendo a um pedido do MPPE.

Críticas à gestão João Campos

Os candidatos aprovados têm se mobilizado nas redes sociais para cobrar agilidade na convocação. Muitos deles destacam o alto nível de exigência dos certames, que incluíram provas práticas e longos períodos de preparação.

Além do atraso nas nomeações, a Prefeitura do Recife enfrenta críticas por problemas relacionados ao pagamento de funcionários terceirizados que atuam em creches conveniadas.

A situação levanta questionamentos sobre a delegação de atividades essenciais da educação para empresas terceirizadas. Esse tema já foi analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em processos envolvendo outras gestões municipais, como a de Petrolina.

Diante do impasse, o MPPE instaurou o Procedimento Administrativo nº 01891.002.413/2024 para monitorar o cumprimento das convocações.

O órgão quer garantir que a administração municipal cumpra as nomeações previstas nos concursos. Sendo assim, reduzindo a dependência de contratos temporários e assegurando maior estabilidade ao quadro de servidores da educação.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:19, 16 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Partida entre Santa Cruz e Sport.
Classificado

Sport vence Santa Cruz por 1 a 0 no Arruda e vai a final do pernambucano 2025

O único gol foi marcado por Fabricio Domíngues, aproveitando o rebote da finalização de Gustavo Maia, já no segundo tempo.

A rota percorrerá os bairros da Zona Norte, contará com bilhete único e terá ar condicionado.
Utilidade

Grande Recife inaugura nova linha de ônibus; 2434 - TI Getúlio Vargas/Tamarineira

A rota percorrerá os bairros da Zona Norte, contará com bilhete único e terá ar condicionado.

MPPE investiga demolição da pista de bicicross no Parque da Jaqueira.
Recife

MPPE investiga demolição da pista de bicicross do Parque da Jaqueira, revela blog

Medida ocorre após frequentadores do local organizarem um abaixo-assinado para tentar impedir a mudança.

mais notícias

+

Newsletter