Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gestão João Campos ainda não deu início ao processo de armar a Guarda Municipal do Recife

A cidade é a única capital nordestina onde esses profissionais de segurança não usam armas de fogo.

Ricardo Lélis

18 de março de 2025 às 19:22   - Atualizado às 19:22

João Campos ainda não iniciou processo para armar guarda municipal do Recife.

João Campos ainda não iniciou processo para armar guarda municipal do Recife. Fotos: Divulgação e Portal de Prefeitura

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), ainda não deu início ao processo de armar a Guarda Municipal da capital pernambucana, segundo informações do colunista Raphael Guerra, da coluna de Segurança do JC,

A medida, que é uma promessa de campanha do socialista, tem como primeiro passo enviar à Polícia Federal um pedido de acordo de cooperação técnica. Aprovação do pedido pode levar mais de um ano, segundo o colunista.

Ainda de acordo com a matéria, o Recife é a única capital nordestina onde a guarda não usa arma de fogo.

"Todo agente público de segurança armado na capital utilizará também uma bodycam, recurso que garante a transparência da ação ostensiva e preserva a integridade tanto do guarda como do cidadão", disse a prefeitura, em nota.

Procurado pela coluna do JC, o superintendente regional da Polícia Federal em Pernambuco, Antônio de Pádua, explicou que João Campos precisa formalizar o pedido para dar início ao trâmite.

Veja Também

"Será preciso atender a vários requisitos, como a existência de uma Corregedoria, uma Ouvidoria e informar onde as armas serão armazenadas. A Polícia Federal vai verificar tudo isso para assinar o acordo. Cidades como Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Camaragibe celebraram esse acordo e, em média, esse processo demorou mais de um ano. Trata-se de um processo longo", afirmou Pádua.

Mudança na nomeclatura

A Câmara Municipal do Recife aprovou, na segunda-feira, 17 de março, o requerimento nº 1.001/2025 do vereador Fabiano Ferraz (MDB), que solicita ao prefeito João Campos a alteração do nome da Guarda Civil Municipal do Recife para Polícia Municipal do Recife.

A indicação do parlamentar tem como objetivo fortalecer a instituição através da criação de lei que proporcione embasamento legal ao trabalho da categoria. 

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional os municípios criarem leis para que as guardas atuem na segurança urbana, sendo permitido elas realizarem policiamento ostensivo e comunitário, além de prisões em flagrante, respeitando as atribuições dos demais órgãos de segurança, de acordo com a Constituição Federal. 

No mês passado, após a decisão do STF, a prefeitura do Recife anunciou que iniciará o protocolo para o armamento da Guarda Municipal, que será realizado de forma gradativa e começará pelo Grupo Tático Operacional. 

“Desde o início do seu mandato o prefeito João Campos vem se mostrado atento às demandas da Guarda e tem trabalhado pelo fortalecimento da instituição. Ações como essa provam isso. A mudança do nome é importante pois dá respaldo legal para a atuação dos guardas municipais”, afirmou Fabiano Ferraz. 

Além do requerimento, o vereador protocolou um Projeto de Lei sobre o mesmo tema na Câmara Municipal. Em breve o PL tramitará na Casa José Mariano e será discutido nas comissões.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:28, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter