Guarda Municipal do Recife. Foto: Divulgação
A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira, o requerimento nº 1.001/2025 do vereador Fabiano Ferraz (MDB), que solicita ao prefeito João Campos a alteração do nome da Guarda Civil Municipal do Recife para Polícia Municipal do Recife.
A indicação do parlamentar tem como objetivo fortalecer a instituição através da criação de lei que proporcione embasamento legal ao trabalho da categoria.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional os municípios criarem leis para que as guardas atuem na segurança urbana, sendo permitido elas realizarem policiamento ostensivo e comunitário, além de prisões em flagrante, respeitando as atribuições dos demais órgãos de segurança, de acordo com a Constituição Federal.
No mês passado, após a decisão do STF, a prefeitura do Recife anunciou que iniciará o protocolo para o armamento da Guarda Municipal, que será realizado de forma gradativa e começará pelo Grupo Tático Operacional.
“Desde o início do seu mandato o prefeito João Campos vem se mostrado atento às demandas da Guarda e tem trabalhado pelo fortalecimento da instituição. Ações como essa provam isso. A mudança do nome é importante pois dá respaldo legal para a atuação dos guardas municipais”, afirmou Fabiano Ferraz.
Além do requerimento, o vereador protocolou um Projeto de Lei sobre o mesmo tema na Câmara Municipal. Em breve o PL tramitará na Casa José Mariano e será discutido nas comissões.
O vereador ressaltou o amplo diálogo que ele tem intermediado entre o Poder Executivo Municipal e a categoria, ressaltando a importância da guarda para a segurança dos recifenses.
2
4
21:36, 25 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, estava desaparecido desde sábado (24), após entrar no mar para resgatar um casal na Zona Sul do Recife.
Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).
Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, tentou socorrer uma mulher em área com corrente de retorno; bombeiros mobilizaram helicóptero, drone e motos aquáticas.
mais notícias
+