O vereador afirmou que a gestão municipal já recebe os recursos federais há um ano, mas só agora enviou a proposta para votação, que foi aprovada na Câmara Municipal.
Vereador Felipe Alecrim durante discurso na Câmara do Recife. Foto: Divulgação
Na sessão plenária desta segunda-feira, 26 de maio, o vereador Felipe Alecrim (NOVO) se posicionou de forma firme durante a votação do Projeto de Lei do Executivo nº 7/2025, que institui uma bonificação de desempenho de 35% para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Recife.
A medida contempla profissionais lotados na Estratégia de Saúde da Família, na Estratégia de Agente Comunitário de Saúde e nas equipes Multiprofissionais do município.
A proposta, que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do SUS, teve o apoio da maioria dos parlamentares e foi recebida com entusiasmo pelos profissionais da saúde e movimentos sindicais que lotaram as galerias da Câmara.
O recurso destinado à gratificação é exclusivo do Ministério da Saúde, sem contrapartida municipal em caso de interrupção do repasse federal.
Felipe Alecrim votou favoravelmente ao projeto, mas não deixou de criticar a postura da gestão municipal.
"Votei sim porque o que vocês recebem é uma miséria. Vocês precisam ser valorizados, porque qualquer gratificação, por menor que seja, ajuda vocês a levar dignidade para casa”, afirmou o vereador, dirigindo-se diretamente aos agentes presentes na sessão.
Durante seu discurso, Alecrim denunciou que a Prefeitura do Recife já recebe os recursos federais há um ano, mas só agora enviou o projeto para votação, e ainda com modificações feitas pela gestão do PSB.
Para ele, o Executivo municipal tratou com descaso a categoria.
“A prefeitura maltrata pra que a gente aceite as migalhas. Isso é migalha, minha gente. Isso que tá sendo oferecido é migalha. O problema é que a gente tem tão pouco que termina se contentando com um projeto desse”, declarou.
Com a aprovação, mais de dois mil agentes comunitários de saúde do Recife serão beneficiados com a bonificação.
3
08:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+