Vereador Eduardo Moura. Foto: Reprodução/Redes sociais
A dois dias do feriado de finados, o vereador Eduardo Moura (Novo) deu início a uma série de quatro visitas aos principais cemitérios do Recife. O primeiro a ser vistoriado foi o de Santo Amaro, o maior da capital.
Como costuma fazer durante as fiscalizações, o parlamentar registrou tudo ‘ao vivo’ através de live em suas redes sociais. Ele flagrou uma série de problemas, entre eles, túmulos abertos com ossos expostos; alguns, com restos mortais ainda em decomposição. Em respeito aos falecidos e aos familiares, as imagens foram preservadas durante a transmissão.
Ao circular pelos mais de 145 mil metros quadrados de Santo Amaro, Eduardo Moura mostrou outros inúmeros problemas. Calçadas quebradas, buracos tampados de forma improvisada com areia, falta de acessibilidade e banheiros em situação degradante, tanto para funcionários, quanto para visitantes.
“Na realidade, nenhum banheiro público do Recife presta. O que vimos aqui são problemas que encontramos em todos eles: pias com vazamentos, ausência de tampas nos sanitários e de papel higiênico, falta de sabão pra lavar as mãos, iluminação inexistente, sujeira. O armário dos funcionários até parecia um ossuário”, lamenta.
Na live, Moura destacou que só a entrada do cemitério e as quadras principais estão recebendo a atenção da Emlurb nesses dias que antecedem o dia de finados, mas que tudo não passa de maquiagem.
“Estive aqui há dois meses e estava uma nojeira. Eu queria que fosse assim todo dia. Mas essa maquiagem só acontece uma vez por ano porque é no dia de finados que a imprensa vem. A prefeitura só se preocupa com os cemitérios da cidade quando tem mídia, mas é impossível esconder tudo”, critica o vereador.
Quando terminar a série de fiscalizações nos cemitérios, Eduardo Moura vai protocolar requerimentos na câmara solicitando, urgentemente, as devidas melhorias. Outras medidas também serão tomadas:
“Isso tem que ser denunciado ao Ministério Público, e nós vamos fazer. Realmente espero que MPPE aja nessas questões que nós estamos denunciando”, finaliza.
A partir desta quarta-feira, 29 de outubro, o vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), dá início a uma série especial de vídeos explicativos sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 do município do Recife.
A lei prevê receitas e fixa despesas, estabelecendo como será destinado o dinheiro do contribuinte no próximo ano. Os vídeos especiais vão ser postados nas redes sociais do vereador, diariamente, sempre a partir das 18h.
Ao longo dos episódios, Moura vai detalhar e questionar pontos polêmicos referentes à destinação do dinheiro para áreas fundamentais, entre elas, saúde, educação, segurança, cultura e gastos como terceirizados.
A proposta é explicar de forma objetiva e didática para a população dados financeiros complexos, tornando o debate sobre o orçamento mais acessível.
A série é resultado de um trabalho técnico de análise e pesquisa desenvolvido pelo vereador ao lado do corpo jurídico de seu gabinete.
“A LOA é uma das leis mais importantes para ser votada na câmara municipal. Já adianto que têm vários absurdos nela e que vamos explicar o que nunca explicaram à maioria da população”, afirma Moura
O vereador Eduardo Moura (Novo) alcançou um feito na política do Recife: tornou-se o parlamentar mais seguido nas redes sociais. Com 418 mil seguidores no Instagram, 21 mil no YouTube e 36 mil no Facebook, Moura consolidou uma presença digital que o coloca à frente dos colegas da Câmara Municipal.
O vereador utiliza seus perfis nas redes sociais para divulgar ações do mandato, fiscalizações, posicionamentos sobre temas municipais e para manter contato direto com eleitores. Entre seus seguidores, há grande participação de jovens, que utilizam as redes como fonte de informação.
A comunicação constante e dinâmica, com vídeos curtos e linguagem acessível, tem ampliado sua visibilidade e gerado forte engajamento online. Além disso, Moura mantém atuação ativa na Câmara do Recife, com requerimentos e proposições em áreas como infraestrutura, segurança pública e gestão municipal.
A combinação entre presença digital e trabalho legislativo fortalece a imagem do vereador como um político conectado às demandas da população. O crescimento nas redes reforça uma tendência crescente na política brasileira: a influência do ambiente digital na construção de reputações públicas.
No caso de Eduardo Moura, o engajamento virtual tem se transformado em capital político, podendo ser um diferencial importante nas próximas eleições.
3
04:20, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+