Prefeita Mirella visita Guarda Municipal de Olinda. Foto: Arquimedes Santos
A prefeita de Olinda Mirella Almeida visitou, nesta sexta-feira, 29 de agosto, a sede da Guarda Municipal, localizada no bairro do Varadouro, para acompanhar o trabalho da Patrulha Maria da Penha, iniciativa que garante proteção, acompanhamento e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas.
Durante a visita, a gestora destacou o empenho do município em assegurar políticas públicas efetivas no combate à violência de gênero.
“A Patrulha Maria da Penha é mais que um serviço: é um compromisso de Olinda com a vida das mulheres, com o respeito e a dignidade que elas merecem todos os dias”, afirmou.
A agenda contou também com a presença da secretária especial da Mulher de Olinda, Juliana Magalhães; assim como do secretário de Segurança Cidadã. Pereira Neto.
O serviço funciona 24 horas por dia, com uma equipe de 16 guardas municipais especialmente capacitados e uma viatura exclusiva.
A atuação é preventiva e imediata, impedindo que vítimas tenham contato com seus agressores e garantindo que as medidas protetivas sejam cumpridas.
Em casos de violência doméstica ou familiar, as denúncias podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal).
Desde o dia 28 de julho, os guardas municipais de Olinda estão oficialmente autorizados a portar arma de fogo em serviço ou fora dele.
A Guarda Municipal passa a integrar o seleto grupo de corporações do estado de Pernambuco cujos agentes já estão habilitados, pela Polícia Federal, a atuar armados, um marco importante para a segurança pública da cidade.
Nesta primeira etapa, oito guardas municipais receberam o porte de arma de fogo. Outros 72 integrantes da corporação já estão em processo de qualificação para também obter a autorização.
A liberação é resultado de um processo rigoroso de capacitação, avaliação e fiscalização. Os agentes passaram por um curso de armamento e tiro com carga horária de 100 horas-aula, avaliação supervisionada por integrantes da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq/Drex/SR/PF/PE).
Durante o treinamento, foram realizados 280 disparos com arma de fogo, sendo 236 em fase de instrução e 44 em avaliação prática em alvo multicolorido a sete metros de distância.
3
4
11:19, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros
mais notícias
+