Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE cobra gestão Mirella Almeida a nomeação de guardas municipais e atingir efetivo mínimo de 200

A recomendação ocorre com menos de uma semana da prefeitura ter anunciado o uso de patinetes por parte dos agentes para reforçar a segurança na orla da cidade.

10 de abril de 2025 às 10:25   - Atualizado às 10:36

MPPE cobra gestão Mirella Almeida a nomeação de guardas municipais e atingir efetivo mínimo de 200

MPPE cobra gestão Mirella Almeida a nomeação de guardas municipais e atingir efetivo mínimo de 200 Imagem: Arte Portal de Prefeitura

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, recomendou à Prefeitura de Olinda nomear candidatos aprovados em concurso público em quantidade suficiente para atingir o efetivo mínimo de 200 integrantes na Guarda Municipal de Olinda.

A cobrança ocorre com menos de uma semana da prefeitura ter anunciado o uso de patinetes por parte dos agentes para reforçar a segurança na orla da cidade.

Segundo a Promotora de Justiça Ana Maria de Carvalho, atualmente Olinda conta com 114 guardas municipais, quando o efetivo mínimo indicado para cidades na mesma faixa populacional seria de 200 conforme o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).

“Em consulta ao Portal da Transparência, constatou-se a existência de 214 vagas para o cargo de guarda municipal de Olinda, das quais apenas 114 vagas estão preenchidas. Dessa forma, a gestão municipal conta com um saldo de 100 vagas livres para provimento”, destacou a Promotora de Justiça.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As providências recomendadas pelo MPPE levam em consideração, também, que há concurso vigente para a Guarda Municipal, com resultado homologado em julho de 2024 e um total de 117 aprovados.

A 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda fixou o prazo máximo de 30 dias para a gestão municipal informar quais providências foram adotadas. O texto completo da recomendação está disponível no Diário Oficial Eletrônico do dia 3 de abril.

Veja Também

Da redação do Portal com informações do MPPE.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:33, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

mais notícias

+

Newsletter