Mano Medeiros consolida Jaboatão como referência nacional. Foto: Divulgação
O prefeito Mano Medeiros participou da COP-30, em Belém (PA), consolidando Jaboatão dos Guararapes como referência nacional em sustentabilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.
Com agendas junto aos governos federal, estadual e municipal, o gestor reforçou o protagonismo do município na agenda socioambiental e ampliou o diálogo institucional em torno da economia circular e da transição energética.
Jaboatão se tornou exemplo na área ambiental ao transformar o então maior lixão da América Latina em um Ecoparque, modelo que alia destinação sustentável de resíduos e inclusão social.
Essa experiência levou Mano Medeiros à vice-presidência de Resíduos Sólidos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), função que o credenciou a integrar discussões internacionais sobre biometano e descarbonização.
Durante a COP-30, o prefeito assinou o pacto das cidades pelo uso do biometano e pela economia verde, ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho.
O município já lidera o setor com o Ecoparque Jaboatão, onde está em fase final de implantação a primeira planta de biometano de Pernambuco, operada pela Ecoplanos Orizon em parceria com a Copergás.
A unidade terá capacidade de produzir 110 mil metros cúbicos por dia e representa um marco para a matriz energética estadual.
O destaque é parte das políticas permanentes em favor da sustentabilidade do prefeito Mano Medeiros.
“Na COP-30, mostramos que é possível transformar resíduos em energia limpa, gerar empregos e proteger o meio ambiente. Nosso compromisso é seguir inovando com responsabilidade e diálogo”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.
Com trânsito institucional e articulação política sólida, Mano manteve agendas com a governadora Raquel Lyra e o ministro Jader Filho, além de participar de compromissos acompanhado de Andréa Medeiros, primeira-dama e gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) e do vereador Biro Biro.
Andréa Medeiros destaca a atuação da gestão municipal no combate às mudanças climáticas.
"Mano é bastante assertivo na maneira como conduz esse debate. A gestão municipal fortalece parcerias que ampliam o alcance das ações ambientais realizadas em Jaboatão, promovendo o desenvolvimento sustentável e cuidando das pessoas", ressaltou
3
05:04, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.
A operação contou com a atuação integrada de agentes de trânsito e transporte, orientadores da Assessoria de Educação para o Trânsito e arte-educadores.
mais notícias
+