18 de setembro de 2024 às 17:10 - Atualizado às 18:00
Prefeitura do Jabotão dos Guararapes. Foto: Divulgação
Jaboatão dos Guararapes, situada no estado de Pernambuco, integra a Região Metropolitana do Recife e é uma das cidades mais populosas do estado, com cerca de 700 mil habitantes reúne algumas informações interessantes sobre a sua história.
Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, Jaboatão se destaca na atenção política, dada sua importância no Grande Recife. Desse modo, estando sempre em pauta, a cidade tem um fato curioso. Isso porque, até hoje, apenas dois prefeitos conseguiram reeleição por dois mandatos consecutivos: Anderson Ferreira (PL) e Elias Gomes (PT), que em 2024 volta a disputar a prefeitura. As informações são do Metrópoles.
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Jaboatão é a segunda maior cidade governada pelo PL no Nordeste, perdendo apenas para Maceió. Nas eleições presidenciais de 2022, Lula (PT) teve 204.012 votos, correspondendo a 55,75% do total, enquanto Jair Bolsonaro (PL) recebeu 161.952 votos (44,25%).
Outro aspecto interessante da história da cidade é que, em 1947, Jaboatão elegeu o médico Manoel Calheiros, o primeiro prefeito comunista do Brasil, o que rendeu o apelido de “Moscouzinho” à cidade. Além de eleger o prefeito, os jaboatonenses também escolheram quatro vereadores comunistas naquele ano.
O prefeito e candidato à reeleição pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), anunciou na terça-feira, 17 de setembro, que não compareceria ao debate promovido pelo G1, marcado para o mesmo dia, às 15h.
Segundo o gestor, o motivo pelo qual não iria marcar presença era o receio de agressões, insultos e desrespeito, como aconteceu em um debate com candidatos à prefeitura de São Paulo, envolvendo o caso de José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB).
Mediado pelo jornalista Márcio Bonfim, o debate foi transmitido ao vivo, do Recife, pelo site, pelo YouTube e pelo TikTok. Foram convidados para o evento Clarissa Tércio (PP), Daniel Alves (Avante), Elias Gomes (PT) e Mano Medeiros (PL).
1
3
03:17, 09 Out
26
°c
Fonte: OpenWeather
Com uma votação de 9.226 votos, Getúlio Belém, do PL, foi o candidato mais votado.
Os dados estão sendo divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O candidato também assinalou a importância de governar junto com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na troca de experiências entre os dois municípios.
mais notícias
+