Prefeitura de Igarassu promove evento voltado para as mulheres no Agosto Lilás. Foto: Wesley Laurentino
A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria da Mulher, em parceria com a Patrulha Maria da Penha do 26° Batalhão de Polícia Militar, promoveu, nesta quinta-feira, 7 de agosto, uma série de serviços dedicados a todas as mulheres da região.
A programação, das 9h às 12h, no Ginásio Jota Raposo, incluiu palestras informativas sobre direitos da mulher e combate à violência, atendimento jurídico gratuito, espaço bem-estar e beleza, além de rodas de conversa com trocas de experiências e fortalecimento feminino.
O secretário de governo, César Ramos, compareceu ao evento. Na ocasião, ele reforçou a necessidade de segurança para as mulheres:
“Em nome da Coronel Cristiane, quero fortalecer o compromisso com o combate à violência de gênero. Sou servidor efetivo da Polícia Militar e sei como essa causa precisa de atenção. Já avançamos bastante, com a criação da secretaria da Mulher, por exemplo, mas é apenas o começo”, declarou o gestor.
Fortalecendo o combate ao assédio contra as mulheres em espaços públicos e comércios, a cidade conta com o Código Lilás. O município é o segundo a receber a iniciativa em Pernambuco.
O Código Lilás é um conjunto de diretrizes e boas práticas baseadas na Lei n° 14.783/2023, além de dialogar com outras normas, como a Lei Maria da Penha (11.340/2006), Lei da Importunação Sexual (13.718/2018) e o Código Penal (art. 213 e art. 215 A).
Marcando o início do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, a governadora Raquel Lyra anunciou três serviços que visam ampliar a rede de proteção à mulher pernambucana e a promoção de qualificação profissional.
Na sexta-feira (1°), acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual lançou o aplicativo Protege Mulher, ferramenta que facilita a coleta de notificações de importunação sexual em espaços públicos; assinou edital para ampliação dos Centros de Referência para as Mulheres (CRMs), equipamento interdisciplinar que atua na Rede de Proteção a Mulheres do Estado, dobrando dos atuais 30 centros para 60 em todo o Estado; e lançou o chamamento público para o Programa Mães na Creche que, em parceria com os municípios, oferecerá qualificação profissional, empreendedorismo e empoderamento feminino para mulheres que possuam filhos matriculados em creches municipais.
2
01:26, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Neste ano, os homenageados são Edson Bezerra, artista da terra, e a professora Ester Guedes, ligada ao Bloco Lírico Verde-linho.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+