Foto: Ivonildo Pedro
A educação de Igarassu foi reconhecida, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, com o Selo Ouro no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo Programa Nacional do Ministério da Educação (MEC). Durante esta primeira edição do programa, lançado no mês de setembro de 2024 pelo Governo Federal, o selo foi dividido em três categorias: Bronze, Prata e Ouro.
O selo será concedido às Secretarias Estaduais, Municipais e Distritais de Educação de cada município, representando um reconhecimento simbólico pelo trabalho que cada cidade realizou ao longo do ano para a alfabetização infantil.
Além disso, o programa tem o intuito de incentivar a adoção de políticas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas dealfabetização, como está escrito no Decreto Presidencial nº 12.191/2024.
Através dos investimentos feitos nas salas de aula pela prefeita professora Elcione Ramos, a Secretaria Municipal de Educação de Igarassu tornou-se em Pernambuco e agora, em todo o país.
A prefeitura de Igarassu já foi agraciada com premiações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em primeiro lugar com o do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) e da Band TV, recebendo a condecoração de "Cidades Excelentes".
Ao receber o Selo Ouro, o município se destaca entre as 2.425 secretarias de Educação.
Igarassu vai se tornar a primeira cidade a implantar a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência Girassol, voltada para pessoas com deficiências invisíveis, em Pernambuco nesta quarta-feira, 4 de dezembro.
A ação acontece em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (03). Durante a cerimônia, serão ofertados serviços voltados para esse público e realizado o cadastramento para a emissão do documento, que vai ser disponibilizado sem custos.
Sancionada pela prefeita Elcione Ramos no dia 18 de julho, através da Lei Complementar nº 3.600/2024, a medida reforça o compromisso de garantir o acesso aos direitos fundamentais, com foco no atendimento prioritário e na ampliação da visibilidade em situações do cotidiano.
“Igarassu avança para ser uma cidade mais inclusiva e acolhedora, onde ninguém fica invisível,” destacou a prefeita Elcione Ramos.
A Carteira Girassol abrange pessoas com condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), fobias, demência, entre outras.
Assim como a Carteira da Pessoa Autista, o objetivo é promover a integração social e facilitar o atendimento prioritário em situações de estresse ou crise.
Segundo a Diretoria de Direitos Humanos do município, o cordão de girassol, símbolo internacionalmente reconhecido para identificar pessoas com deficiências ocultas, tem enfrentado um problema preocupante: o uso indevido por indivíduos sem deficiência em busca de benefícios.
Diante dessa situação, foi criada a Carteira Girassol, uma iniciativa que visa garantir a legitimidade e a segurança das pessoas com deficiência, protegendo seus direitos e assegurando o uso adequado desse símbolo tão importante.
A emissão será realizada pela Diretoria de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência. O agendamento deve ser feito pelo WhatsApp (81) 9 9133-2685.
Foto 3x4
RG e CPF do solicitante (e do responsável, se for o caso)
Comprovante de residência atualizado
Laudo médico com CID
O prazo para emissão é de até 40 dias e o documento pode ser renovado a cada cinco anos sem custo.
2
04:10, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Neste ano, os homenageados são Edson Bezerra, artista da terra, e a professora Ester Guedes, ligada ao Bloco Lírico Verde-linho.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+