Pernambuco, 08 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Batista tem aprovação do STF para permanecer como prefeito de Goiana

A ação questionava a legalidade da sua eleição para a presidência da Câmara Municipal, que o conduziu ao cargo interino após a cassação do registro do ex-gestor Eduardo Honório.

Eduarda Queiroz

02 de abril de 2025 às 16:20   - Atualizado às 16:23

Eduardo Batista.

Eduardo Batista. Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, proferiu decisão nesta quarta-feira, 2 de abril, favorável ao prefeito de Goiana, Eduardo Batista, ao julgar improcedente a Reclamação Constitucional apresentada pelo vereador Carlos Viégas Júnior (PP).

A ação questionava a legalidade da eleição de Batista para a presidência da Câmara Municipal, que o conduziu ao cargo de prefeito interino após a cassação do registro do ex-prefeito Eduardo Honório.

A decisão do ministro Luiz Fux na Reclamação (RCL) 75.431 reforça o entendimento da Corte sobre o marco temporal para reeleição em casas legislativas.

A jurisprudência da Corte segue determinando que somente os biênios posteriores a essa data devem ser considerados para inelegibilidade.

Com a improcedência da reclamação, a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que já dava vitória a Batista, foi confirmada, assegurando a legitimidade da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e a condução de Eduardo Batista para prefeito de Goiana.

Veja Também

Entenda o caso

Eduardo Batista, vereador do Avante, eleito presidente da Câmara Municipal, foi escolhido através de votação com os vereadores para comandar a Prefeitura de Goiana até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definir a data da eleição suplementar, isto porque a Justiça Eleitoral decidiu que Eduardo Honório (União Brasil), escolhido na última eleição por meio das urnas, está impedido de comandar os destinos do município.

Treze dos 17 vereadores votaram em Eduardo Batista. Quatro votos foram anulados.

Eduardo Honório foi eleito vice-prefeito em 2016, integrando a chapa de Oswaldo Rabêlo. Durante o mandato, Rabêlo afastou-se em diversas ocasiões por questões de saúde, e Honório assumiu a administração municipal por períodos prolongados.

A Justiça Eleitoral entendeu que essas atuações configuraram o exercício contínuo do cargo de prefeito, invalidando sua tentativa de reeleição em 2024.

A defesa de Honório argumentou que ele nunca exerceu o cargo de forma definitiva, atuando apenas como substituto temporário. O advogado Édipo Wagner de Lima Pessoa declarou que “o vice não pode ser penalizado por cumprir seu papel”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:04, 08 Out

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Religião

Goiana celebra Nossa Senhora do Rosário com missas, procissão e shows nesta quarta (7)

Festa da padroeira reúne atividades religiosas e quatro atrações musicais; confira a programação do dia.

Itens aprendidos pela Polícia Militar em Goiana.
Atuação

Polícia Militar apreende revólver, munições e drogas durante operação em Goiana

Abordagem resultou na apreensão de 49 pedras de crack, maconha, arma e câmeras de monitoramento.

Casa em construção tem fiação elétrica passando pelo imóvel
Vídeo

Em Goiana, fiação atravessa laje de casa em construção; obra é embargada

Registro mostra fios passando por dentro de imóvel no Loteamento Boa Vista; prefeitura afirma que construção não tem licença

mais notícias

+

Newsletter