Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Homem de 55 anos é preso por furtar fios da Câmara do Cabo e provocar apagão

Os agentes da Guarda Patrimonial perceberam a movimentação suspeita e conseguiram deter o homem ainda dentro da área da sede.

Everthon Santos

28 de abril de 2025 às 11:51   - Atualizado às 12:21

Homem de 55 anos é preso por furtar fios da Câmara do Cabo.

Homem de 55 anos é preso por furtar fios da Câmara do Cabo. Foto: Divulgação

A Guarda Patrimonial da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, prendeu em flagrante um homem de 55 anos que tentava furtar fios de cobre do prédio.

O crime aconteceu na manhã do domingo, 27 de abril, e provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica na sede do Legislativo.

Segundo informações divulgadas nas redes sociais da Câmara do Cabo, o suspeito invadiu o local e começou a cortar os cabos de cobre responsáveis pela alimentação da rede elétrica.

A ação causou o desligamento imediato da energia em todo o edifício, afetando o funcionamento de sistemas de segurança e comunicação.

Os agentes da Guarda Patrimonial perceberam a movimentação suspeita e agiram com rapidez para evitar maiores danos. Eles conseguiram deter o homem ainda dentro da área da Assembleia Legislativa do Cabo.

Veja Também

Após a prisão, a equipe acionou a Polícia Militar de Pernambuco e a Central da Guarda Municipal para dar continuidade à ocorrência.

A Polícia Civil de Pernambuco informou, em nota divulgada nesta segunda-feira (28), que a 40ª Delegacia do Cabo de Santo Agostinho registrou o caso.

Na delegacia, os policiais autuaram o suspeito em flagrante delito por furto qualificado, crime que prevê penas mais severas devido à natureza do patrimônio público envolvido.

Retirada de fios irregulares em Pernambuco

A Neoenergia Pernambuco retirou mais de 104 toneladas de cabos irregulares de cerca de 26 mil postes da rede elétrica em 2024. A ação também resultou na remoção de 3,3 mil caixas de internet clandestinas, instaladas sem autorização.

Além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia, essa medida fortaleceu a segurança da população. Sendo assim, reduzindo riscos de incêndios causados por ligações fora dos padrões exigidos pelo setor elétrico e de telecomunicações.

O volume de equipamentos removidos em 2024 foi o maior já registrado pela distribuidora. Nos anos anteriores, a empresa havia eliminado um total de 140 toneladas de cabos, sendo 70 toneladas em 2022 e a mesma quantidade em 2023. O objetivo para 2025 é ampliar ainda mais esse trabalho.

O gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros, destacou que a meta é dobrar a quantidade de equipamentos retirados e aumentar o número de intervenções. Ele ressaltou que essa ação beneficia diretamente a população, garantindo mais segurança e contribuindo para a redução da poluição visual causada pelo excesso de fios nas ruas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:15, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Veículos envolvidos em acidentes na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.
Acidente

Cabo: carro colide com viatura do IC durante perícia em acidente de moto com vítima fatal na BR-101

De acordo com a PRF, o condutor do carro apresentava sinais de embriaguez e se recusou a realizar o teste do bafômetro.

Alex Gonzaga em Gaibu
Cabo de Santo Agostinho

Projeto Libertar Gaibu 2026 é opção para o público evangélico durante o Carnaval

Evento gospel gratuito acontece de 13 a 17 de fevereiro com Alex Gonzaga, Armando Filho, Pedro Heinrich e Grupo Logos, entre outras atrações.

mais notícias

+

Newsletter