Pernambuco, 21 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tenente-coronel suspeito de matar esposa PM tem pedido de liberdade negado pelo STJ

O militar está preso preventivamente desde a última quarta-feira, 18, após ter sua prisão decretada pela Justiça por suspeita de feminicídio. Rosa Neto nega o crime.

Isabella Lopes

21 de março de 2026 às 15:04   - Atualizado às 15:12

Tenente-coronel Geraldo Leite, suspeito de matar esposa PM, que está ao lado dele.

Tenente-coronel Geraldo Leite, suspeito de matar esposa PM, que está ao lado dele. Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta sexta-feira, 20 de março, um pedido de relaxamento da prisão do tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, de 53 anos, suspeito de assassinar a esposa, a soldado Gisele Alves Santana, de 32 anos, em fevereiro deste ano. O militar está preso preventivamente desde a última quarta-feira, 18, após ter sua prisão decretada pela Justiça por suspeita de feminicídio. Rosa Neto nega o crime.

O pedido de soltura foi apresentado pela defesa no mesmo dia em que o tenente-coronel foi preso em São José dos Campos, no interior, e levado para o Presídio Militar Romão Gomes, na capital. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Militar de São Paulo.

Na reclamação ajuizada no STJ, a defesa alegou que a condução do caso tem contrariado "inúmeros precedentes" da corte e que nada justificaria a competência da Justiça Militar para julgar o caso. A defesa pediu em liminar o relaxamento imediato da prisão do tenente-coronel, e, no mérito, o reconhecimento da incompetência da Justiça Militar para processar o caso.

O relator, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, entendeu que o recurso apresentado pela defesa do militar não pode ser usado para questionar o decreto de prisão emitido pela Justiça de São Paulo.

Fonseca apontou que a reclamação dirigida ao STJ é cabível em duas hipóteses: quando a decisão questionada usurpa a competência da corte ou quando a decisão descumpre o que já foi julgado pelo STJ ao analisar o mérito do caso entre as mesmas partes.

Veja Também

Segundo o relator, como não há decisão do STJ sobre o mérito da ação penal iniciada na Justiça de origem, não há justificativa para o cabimento da reclamação. Com o não acolhimento do pedido, o suspeito continua preso.

Tenente é acusado de ter alterado cena de crime

A PM Gisele, esposa de Rosa Neto, foi encontrada morta no apartamento do casal, no Brás, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro. Inicialmente o caso foi apresentado como suicídio. No dia 10 de março, com base nas investigações, a Justiça determinou que o foco das investigações fosse mudado para o crime de feminicídio.

De acordo com a suspeita dos investigadores, o tenente-coronel teria matado a esposa com o uso de arma de fogo. Além do feminicídio, ele é acusado de fraude processual por, supostamente, modificar a cena do crime para deixar a impressão de que a mulher havia se suicidado.

A prisão foi decretada no dia 17 de março e ele foi preso no dia seguinte. Na audiência de custódia, o tenente-coronel negou o crime e manteve a versão de que a esposa havia tirado a própria vida usando sua arma.

Como mostrou o Estadão, câmeras corporais dos policiais que atenderam a ocorrência do caso da soldado Gisele registraram um comportamento agressivo e autoritário do tenente-coronel. Durante a ocorrência, ele tentou culpar os PMs por mexerem na cena do crime.

De acordo com as gravações, os diálogos entre os policiais e Geraldo Neto demonstram que os agentes desconfiaram do comportamento de Rosa Neto, que desrespeitou as orientações dos policiais e ligou para um desembargador, amigo pessoal, para acompanhar a ocorrência.

As imagens mostram que Geraldo Neto teve uma postura de intimidação sobre os policiais quando um cabo tentou impedi-lo de tomar banho antes de se apresentar à delegacia - o banho pode eliminar provas, como resíduos de pólvora, e comprometer as investigações.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:16, 21 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagens de câmera de segurança do prédio que empresário invadiu.
Preso

Empresário que invadiu prédio no Espinheiro para matar ex tem prisão convertida para preventiva

André Maia foi encaminhado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima.

Polícia Militar de Alagoas.
Certame

Polícia Militar lança edital com 1.060 vagas para soldado e oficial e salários de até R$ 11 mil

Das 1.060 vagas, 1.000 são para soldado e 60 para oficial, com metade destinada a cadastro reserva. Para participar do certame, é necessário ter ensino médio completo.

Imagem de um feto.
Situação

Mãe inventa estupro da filha de 14 anos para conseguir aborto legal pelo SUS, diz polícia

Segundo a corporação, a menina teve relação consensual com o namorado, que também é menor de idade.

mais notícias

+

Newsletter