Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Preso empresário investigado por desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca

Foragido há um mês, Gilberto Claudino se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro, na Central de Flagrantes, no Recife.

Gabriel Alves

05 de novembro de 2025 às 14:06   - Atualizado às 14:06

Empresário que foi preso.

Empresário que foi preso. Foto: TV Globo/Reprodução

O empresário Gilberto Claudino da Silva Júnior foi preso no Recife. Ele é apontado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) como responsável por coordenar o esquema de desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca. Foragido há um mês, ele se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro.

De acordo com a PCPE, o empresário compareceu à Central de Flagrantes da Capital, no bairro de Campo Grande, Zona Norte da capital pernambucana, acompanhado de advogados. No local, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido contra ele.

Gilberto é um dos alvos da Operação Alvitre, deflagrada pela corporação em 2 de outubro, que investiga fraudes e irregularidades na execução de emendas parlamentares destinadas ao município. Na ocasião, três mulheres foram presas, enquanto outros três homens continuam foragidos.

As investigações apontam que Gilberto é gestor da Faculdade Novo Horizonte, registrada sob a razão social Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp). A instituição é suspeita de ter sido usada pelo grupo criminoso para desviar recursos públicos por meio de cursos de capacitação com planos de trabalho inconsistentes e orçamentos superfaturados.

Segundo o inquérito, as verbas destinadas ao Inesp eram repassadas pelo Instituto de Gestão de Políticas do Nordeste (IGPN), considerado o principal beneficiário das emendas investigadas. O IGPN recebeu mais de R$ 6 milhões em menos de um ano provenientes dos repasses do município de Ipojuca.

Veja Também

A Polícia Civil informou que o empresário permanecerá à disposição da Justiça enquanto seguem as investigações sobre o esquema.

Professora morta em Ipojuca

Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, uma professora de 43 anos, identificada como Simone Marques da Silva, foi encontrada morta dentro da própria casa. O crime ocorreu na Rua Ana Maria Dourado na tarde da terça-feira, 28 de outubro.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a vítima apresentada marcas de disparos de arma de fogo.

Através de uma nota, corporação informação que o caso foi registrado como homicídio consumado pela Força-Tarefa de Homicídios, na Região Metropolitana Sul.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:27, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Secretário da prefeitura que se suicidou, ao lado dos filhos que ele matou antes.
Tragédia

Secretário de prefeitura mata os dois filhos a tiros e tira a própria vida em seguida

Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.

Viatura da Polícia Civil de São Paulo.
Operação

Grupo chinês ligado ao PCC vira alvo por lavar R$ 1,1 bilhão na venda de eletrônicos no Brasil

As vendas de produtos eletrônicos eram feitas pela plataforma principal, mas os pagamentos eram redirecionados para empresas de fachada.

Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que morreu e academia C4 Gym onde caso ocorreu.
Investigação

Polícia indicia donos de academia onde professora foi intoxicada após natação; mulher morreu

Juliana, de 27 anos, começou a passar mal rapidamente, com problemas respiratórios. Ela foi levada ao hospital, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu.

mais notícias

+

Newsletter