Pernambuco, 05 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Federal realiza operação contra fraudes no registro de armas de colecionadores

Durante a Operação Polaridade, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e empresas

Romildo Lacerda

05 de setembro de 2026 às 10:06   - Atualizado às 10:06

Agentes da Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal Foto: Divulgação

Agentes da Polícia Federal foram às ruas na sexta-feira, 4 de setembro, para apurar a atuação de um grupo suspeito de fraudar procedimentos administrativos relacionados à aquisição e ao registro de armas de fogo destinados a Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs).

Durante a Operação Polaridade, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e empresas em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, além do município de Vila Velha no Espiríto Santo. 

Onze pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidos fuzis e pistolas. As equipes continuam em diligências para localizar e prender os outros investigados. 

As investigações foram iniciadas após a identificação de inconsistências em processos analisados na Delegacia de Polícia Federal em Niterói, na região metropolitana do Rio. 

As apurações apontam que um colaborador terceirizado, vinculado às atividades de análise documental do Núcleo de Armas, teria aprovado requerimentos sem a documentação obrigatória, bem como solicitações instruídas com documentos falsos ou incompatíveis com as exigências legais.

Veja Também

Foi constatada a repetição de documentos entre diferentes requerentes, além da utilização de comprovantes de residência falsificados e a ausência de documentos indispensáveis à instrução dos pedidos.

As investigações também revelaram possíveis vínculos entre alguns dos requerimentos analisados e armas de fogo posteriormente apreendidas em uma ação policial. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações da Administração Pública, corrupção passiva, falsidade ideológica, uso de documento falso e comércio ilegal de armas de fogo, sem prejuízo de eventuais outros delitos que possam ser identificados no curso das apurações.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:47, 05 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Grito dos excluídos e 7 de setembro
Recomendação

MPPE recomenda controle no uso da força pela PMPE no 7° de Setembro e 32° Grito dos Excluídos, no Recife

Ministério Público orientou a corporação a adotar critérios de legalidade, necessidade e proporcionalidade durante atos públicos, mas PMPE manteve elastômeros disponíveis para tropas especializadas

Policiais militares em esquema de segurança no carnaval de Olinda.
Segurança

Prévias de Carnaval em Olinda terão 640 agentes, drones, reconhecimento facial e helicóptero

Esquema para o desfile da Pitombeira também contará com delegacia móvel, câmeras e atendimento pré-hospitalar.

Laudo oficializa que PM Gisele Alves Santana foi morta e não tirou a própria vida
Desfecho

Laudo descarta suicídio e diz que policial Gisele foi assassinada; tenente-coronel é réu por feminicídio

As informações constam em laudo complementar do Instituto de Criminalística de São Paulo

mais notícias

+

Newsletter