Celulares apreendidos em presídios. (Foto: AGEPEN)
680 celulares foram apreendidos pela operação Mute em 124 presídios do país, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As ações, coordenadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, ocorreram durante a semana passada e vistoriaram 3.728 celas.
Essa é a 11ª fase da operação, que, em todas as suas edições, já recolheu mais de 8,6 mil celulares utilizados para comunicação de criminosos dentro de unidades prisionais.
Brasil contra o Crime Organizado
Essa foi a primeira vez que a iniciativa aconteceu dentro do Programa Brasil contra o Crime Organizado, que tem entre os objetivos elevar o padrão de 138 presídios estaduais para segurança máxima.
Uma das linhas é cortar a comunicação de lideranças e criminosos com as ruas. Por isso, tanto a operação Mute quando a Modo Avião vão acontecer duas vezes por mês para retirar aparelhos e bloquear o sinal de celular.
O trabalho dos policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE) segue para impedir a entrada de ilícitos nas unidades prisionais.
Ao site Portal de Prefeitura, a pasta informou que em dezembro de 2025, foram apreendidos, na revista de visitantes do Presídio de Igarassu, no Grande Recife, a quantidade de oito celulares, cinco displays de celular, quatro fontes de energia e cinco cabos USB.
Os objetos estavam escondidos nos alimentos acondicionados em quentinhas. A visitante responsável pelo envio foi encaminhada à delegacia de polícia para providências cabíveis. Também foram adotados os procedimentos administrativos internos relativos ao preso que receberia a encomenda.
De outubro a janeiro de 2025 quase 45 quilos de drogas foram impedidos de entrar no sistema prisional em razão do trabalho realizado pelos policiais penais nas portas de entrada.
Esta não é a primeira vez que uma revista em alimentos acaba impedindo que ilícitos ingressem na unidade prisional e cheguem até os detentos. A constante observação dos policiais penais nos visitantes e abordam mais precisa nos casos suspeitos quase sempre resultam na confirmação de alguma irregularidade.
2
3
4
00:26, 04 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Mesmo sob vigilância dos sequestradores, a vítima encontrou uma oportunidade para tentar pedir ajuda. O docente foi resgatado e um dos suspeitos foi preso.
Nas imagens, jogadores e pessoas que acompanhavam a partida correm em meio à confusão provocada pelos tiros. O responsável pela transmissão também interrompe a live diante do risco.
Durante as diligências, os agentes apreenderam três armas de fogo de calibre restrito e uma quantidade significativa de cocaína, reforçando os indícios da atuação da organização criminosa no tráfico de drogas.
mais notícias
+