Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Candidato é preso e indiciado pela Polícia Federal por fraude no Enem 2025

De acordo com informações do Inep, o participante havia sido autorizado a entrar na sala de prova depois de apresentar justificativa para portar um dispositivo médico.

Isabella Lopes

10 de novembro de 2025 às 15:15   - Atualizado às 15:16

Cadernos do Enem 2025.

Cadernos do Enem 2025. Foto: Reprodução/Governo Federal

Um candidato foi preso neste domingo, 9 de novembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, após ser flagrado com um celular não declarado e um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser usados na redação.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante havia sido autorizado a entrar na sala de prova depois de apresentar justificativa para portar um dispositivo médico, mesmo após o acionamento do detector de metais.

No entanto, próximo ao término da prova, fiscais de aplicação perceberam comportamento suspeito e identificaram o uso de um aparelho celular escondido, o que viola as regras do exame.

Após a abordagem, a equipe de fiscalização encontrou também um rascunho contendo trechos digitalizados relacionados ao tema da redação.

Segundo a Polícia Federal, o candidato foi indiciado com base nos artigos 311-A, inciso III, e 171, § 3º c/c Art. 14, II, do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940), podendo responder pelos crimes de fraude em certame público e tentativa de estelionato.

Veja Também

Tema da redação e balanço do primeiro dia

Neste ano, o tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, o que, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, reflete discussões relevantes sobre o cenário demográfico do país.

“O Brasil começa a inverter a curva etária, com aumento do número de pessoas idosas. Com os avanços da medicina, cresce a expectativa de vida, e isso exige novas políticas públicas”, afirmou o ministro.

Durante o primeiro dia de provas, 3,5 milhões de candidatos compareceram aos locais de aplicação, o que representa 73% dos 4,8 milhões de inscritos. Os participantes responderam a 90 questões objetivas e produziram o texto dissertativo-argumentativo da redação.

As questões foram divididas entre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Em Belém (PA), Ananindeua (PA) e Marituba (PA), a aplicação do Enem foi adiada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas.

A segunda etapa do exame acontece no próximo domingo, 16 de novembro, com provas de Ciências da Natureza e Matemática. O resultado oficial será divulgado em janeiro de 2026, conforme o cronograma do Inep.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:41, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Motorista por aplicativo Victor Dantolli de Fontes, morto no Recife e suspeito de atirar no trabalhador preso.
Detido

Recife: preso suspeito de assassinar motorista de aplicativo em Casa Forte

De acordo com a PMPE, a prisão ocorreu na BR-101, na altura do quilômetro 74. A abordagem foi realizada por policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar.

Estado de caminhão após colisão frontal na BR-232.
Acidente

Pernambuco: colisão frontal entre caminhões na BR-232 deixa motoristas mortos

Pela força do impacto, as cabines dos veículos ficaram destruídas e parte da carga ficou espalhada pela rodovia. A PRF esteve no local.

Agentes da Polícia Civil de Pernambuco em coletiva de imprensa sobre casal preso em Jaboatão.
Capturados

Casal investigado em ataque a tiros e série de homicídios no Grande Recife é preso em Jaboatão

Contra o suspeito havia sete mandados de prisão por homicídio. A mulher tinha um mandado em aberto. Ambos também são investigados por tráfico de drogas e extorsão.

mais notícias

+

Newsletter