Pernambuco, 14 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Empresa que contratou ex-nora de Lula tinha esquema para superfaturar livros, diz PF

A decisão judicial que autorizou a operação destaca que há indícios de atuação de Carla dentro do governo federal.

Ricardo Lélis

15 de novembro de 2025 às 14:52   - Atualizado às 14:52

Ex-nora de Lula é alvo de operação da Polícia Federal.

Ex-nora de Lula é alvo de operação da Polícia Federal. Fotos: Reprodução/ GOV.BR e Arquivo Pessoal

A empresa Life Tecnologia Educacional, investigada na Operação Coffee Break, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira, 12 de novembro, é suspeita de superfaturar em até 35 vezes o valor dos livros vendidos a prefeituras do interior de São Paulo.

Carla Ariane Trindade, ex-nora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi alvo dessa operação. A decisão judicial que autorizou a operação destaca que há indícios de atuação de Carla dentro do governo federal em defesa de interesses privados relacionados ao empresário investigado.

Segundo a PF, a empresa arrecadou cerca de R$ 111 milhões em contratos suspeitos para fornecimento de material escolar a quatro prefeituras paulistas. O empresário André Gonçalves Mariano, dono da Life Tecnologia, é apontado como líder do esquema e foi um dos presos na operação.

“Da análise das movimentações financeiras atípicas relacionada à Life Tecnologia, a autoridade policial afirma que o sobrepreço praticado pela empresa é evidente, alcançando até 35 vezes o valor de aquisição da mercadoria. Em alguns casos, além do superfaturamento, a Life teria adquirido livros somente após tê-los vendido à prefeitura”, afirma a PF em nota.

De acordo com as investigações, o esquema de propina envolvia empresários, doleiros, lobistas e agentes públicos.

Veja Também

Ao todo, cinco pessoas foram presas, incluindo o vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), e o secretário de Educação local, Fernando Gomes de Moraes. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Morungaba, Sumaré e Limeira, todas na região de Campinas.

A PF aponta que o esquema atuava desde pelo menos 2021, operando em três núcleos principais: a empresa Life Tecnologia, agentes públicos municipais e intermediários financeiros.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:30, 14 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fardamento de agentes da Polícia Militar de Pernambuco.
Operação

Cabo da PMPE apontado como membro de facção ligada a homicídios e tráfico é preso na Bahia

O detido encontra-se em processo final de exclusão dos quadros da corporação. Contra ele, haviam dois mandados de prisão preventiva.

Veradores do PT presos em operação da PF.
Detidos

Vereadores do PT são presos em operação contra financiamento de campanhas eleitorais por facção

As medidas judiciais também contemplam o afastamento cautelar de agentes públicos de suas funções, bem como o sequestro e o bloqueio de bens e de valores.

Prefeito de Orobó Biu Abreu.
Investigação

Prefeitura de Orobó é alvo de operação da PF e CGU por suposto desvio de verbas

As apurações apontam que podem ter ocorrido crimes de frustração ao caráter competitivo da licitação, corrupção passiva, peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

mais notícias

+

Newsletter