Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: metroviários decretam estado de greve por conta da privatização do Metrô do Recife

Na ocasião, foram feitas diversas críticas ao presidente Lula, que foi cobrado e será responsabilizado caso a medida avance.

Ricardo Lélis

29 de maio de 2025 às 20:54   - Atualizado às 20:59

Metrô do Recife paralisado.

Metrô do Recife paralisado. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira, 29 de maio, os metroviários de Pernambuco decretaram estado de greve por conta da privatização do Metrô do Recife

Na ocasião, foram feitas diversas críticas ao presidente Lula, que foi cobrado e será responsabilizado caso o sistema seja privatizado.

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, afirmou que a categoria está unida e disposta a lutar contra a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Ele fez duras críticas ao governo Lula e direcionou sua fala diretamente ao presidente, exigindo o cumprimento da promessa de campanha: a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND).

“O Presidente Lula esteve em Salgueiro, e colocamos um telão de LED na entrada com a mensagem: ‘Se Bolsonaro privatizou o metrô de BH, Lula, você vai privatizar o do Recife? Porque, se fizer, estará se igualando a Bolsonaro”, declarou.

Veja Também

Durante a assembleia, duas pautas principais foram aprovadas:

  • A intensificação da luta contra a Resolução CPPI nº 324;
  • O início de uma campanha massiva de comunicação em todos os meios, denunciando a situação do metrô e os efeitos negativos da privatização em TVs, rádios, outdoors, painéis de LEDs, outbus, carros de som, anuncicletas e nas redes sociais;
  • Criação do Comitê Permanente em Defesa do Metrô Público e de Qualidade.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Promessa não cumprida

Em julho de 2022, ainda como pré-candidato à Presidência, Lula recebeu um manifesto que apresentava a situação crítica do Metrô do Recife, destacando a necessidade urgente de investimentos para resgatar a dignidade do sistema. Na época, ele sinalizou ser contra a privatização e prometeu retirar a CBTU do PND.

Três anos depois, já no exercício do mandato, os recursos não chegaram. O sistema segue sucateado, afetando diretamente os trabalhadores e a população que depende do transporte.

Em caso de privatização da CBTU, toda a responsabilidade recairá sobre o presidente Lula — eleito com o voto da classe trabalhadora, mas que hoje vira as costas para os metroviários.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:46, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter