Ambulância do SAMU impedida de fazer resgate. Foto: Reprodução
Uma carreata política em Frei Miguelinho, no Agreste de Pernambuco, impediu o atendimento de uma idosa pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após um acidente ocorrido na noite do último domingo, 29 de setembro. A mulher de 80 anos, Gilvanete Maria de Arruda, faleceu em frente à sua residência, no distrito de Algodão Manso. (veja vídeo abaixo)
De acordo com a Polícia Civil, a idosa e sua filha, de 54 anos, foram atingidas por um carro enquanto estavam em frente à casa. O motorista, um homem de 49 anos, atropelou as duas e ainda as atingiu novamente antes de fugir do local.
O Samu foi acionado para prestar socorro, mas o atendimento foi atrasado em aproximadamente 40 minutos devido à carreata da coligação “Pensar no futuro é cuidar do Presente”, que bloqueou a passagem da ambulância. Vídeos mostram pessoas dançando em frente ao veículo, impedindo a ambulância de avançar. Alguns integrantes da carreata ainda acenaram para a viatura se afastar, o que obrigou o veículo a sair de ré.
Gilvanete não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Sua filha foi atendida e sobreviveu. Um dos socorristas do Samu, identificado como Marcílio, relatou que a ambulância foi danificada durante o incidente.
“A gente se dirigiu ao povoado de Algodão do Manso e se deparamos com um evento da ‘Nação Azul’, uma carreata, onde eu, com a minha equipe, fomos impedidos de passar, fui xingado com palavras de baixo calão e tive medo até de descer da viatura, de ser agredido. Dava para passar, não deixaram a gente passar”, relatou.
A carreata era em apoio à candidatura de Luiza de Lula (Podemos), que lamentou o ocorrido em um vídeo publicado nas redes sociais, solidarizando-se com as famílias envolvidas. A coligação também emitiu uma nota de pesar e pediu que o episódio não fosse explorado politicamente. Ambas as postagens nas redes sociais tiveram os comentários bloqueados.
"É com profundo pesar que a 'Coligação Pensar no futuro é cuidar do Presente', recebeu a notícia do falecimento de Dona Gilvanete Maria de Arruda.
Neste momento de dor e luto, nos solidarizamos com seus familiares, desejando-lhes força e conforto para superar esta irreparável perda.
Em respeito à sua memória, pedimos que este momento de dor não seja utilizado para fins políticos ou manipulações indevidas. O luto é um momento de respeito, e sua dignidade não deve ser maculada por disputas que em nada contribuem para o bem comum, Que ela descanse em paz", finaliza a nota.
2
20:50, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+