Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereador do PSB cobra Prefeitura do Recife por valorização de agentes de saúde e combate às endemias

Os pedidos envolvem temas sensíveis e urgentes para os profissionais que atuam diretamente nas comunidades, especialmente no contexto da saúde pública básica.

Portal de Prefeitura

15 de abril de 2025 às 14:39   - Atualizado às 14:58

Luiz Eustáquio discute requerimentos em prol de agentes comunitários e de combate às endemias

Luiz Eustáquio discute requerimentos em prol de agentes comunitários e de combate às endemias Foto Montagem/Portal de Prefeitura

Durante sessão plenária realizada nesta ultima segunda-feira (14), a Câmara Municipal do Recife aprovou três requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), direcionados à gestão municipal, com cobranças claras por melhorias nas condições de trabalho e valorização dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).

Os pedidos envolvem temas sensíveis e urgentes para os profissionais que atuam diretamente nas comunidades, especialmente no contexto da saúde pública básica. Segundo o parlamentar, há um descompasso entre o que está sendo pago atualmente e o que os profissionais têm direito a receber, principalmente no que diz respeito ao incentivo financeiro de campo.

“O valor que tem sido feito é um valor a menor. E, no sentido geral, precisa ser estendido a todos os trabalhadores. Existem municípios que já estão pagando esses valores”, destacou Luiz Eustáquio, reforçando que o Recife precisa seguir o exemplo de outras cidades que já atualizaram esse repasse.

Os três requerimentos apresentados — de números 2498/2025, 2499/2025 e 2500/2025 — abordam, respectivamente:

  • A exigência de que, no mínimo 70% do valor do novo cofinanciamento seja repassado diretamente aos agentes, com pagamento imediato e sem a imposição de metas municipais.

  • A cobrança é direta à Prefeitura do Recife, que, segundo o vereador, ainda não implementou integralmente as medidas previstas, mesmo com recursos federais já disponíveis para esse fim.

    A mobilização ganha força entre as categorias profissionais envolvidas, que há tempos reivindicam reconhecimento, melhores condições de trabalho e o cumprimento das normativas nacionais.

    Da redação do Portal com informações ca Câmara do Recife 

    Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    14:28, 25 Ago

    Imagem Clima

    28

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    Coleta de DNA
    Iniciativa

    Pernambuco integra a Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas

    Uma ação que procura possibilitar a localização e identificação de pessoas desaparecidas por meio da inclusão de perfis genéticos de familiares no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

    Raquel Lyra e João Campos com Lula no Carnaval
    Eleições 2026

    Lula pode evitar Pernambuco no início da campanha, diz O Globo

    Presidente deve evitar viagens a estados onde mais de um candidato busca seu apoio, em estratégia para reduzir conflitos locais.

    Fundarpe.
    Certame

    TCE-PE dá novo prazo para Fundarpe publicar edital de concurso público; veja nova data

    A medida consta em decisão monocrática do conselheiro Rodrigo Novaes, no processo TCE-PE nº 26100988-6, divulgada no Diário Eletrônico do Tribunal desta terça-feira, 25 de agosto.

    mais notícias

    +

    Newsletter