Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Silvio Costa Filho é criticado por mudar discurso e se aliar ao PSB em Pernambuco; saiba motivo

O parlamentar relembrou antigas declarações do ministro contra os governos do PSB no estado e questionou a coerência de sua atual aliança.

Portal de Prefeitura

01 de julho de 2025 às 13:36   - Atualizado às 13:56

David Muniz e Silvio Costa Filho

David Muniz e Silvio Costa Filho Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A atuação do ministro Silvio Costa Filho voltou ao centro do debate político em Pernambuco após críticas feitas por um vereador durante sessão na Câmara Municipal. O parlamentar relembrou antigas declarações do ministro contra os governos do PSB no estado e questionou a coerência de sua atual aliança com João Campos, prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco.

O vereador David Muniz (PSD) lembrou que Silvio Costa Filho fazia duras críticas à segurança pública de Pernambuco durante a gestão de Paulo Câmara, ex-governador pelo PSB. Em declarações publicadas na Folha de Pernambuco em 2014, o então deputado denunciava o “sucateamento da Polícia Civil” e a “falta de efetivo”, apontando a escalada da violência no estado. Já em 2018, criticou publicamente o número elevado de homicídios em Pernambuco, citando mais de 15 mil assassinatos na gestão do PSB.

“Ele falava da falta de estrutura, da polícia empurrando carro na rua, dos baixos salários, da ausência de equipamentos”, afirmou o vereador, destacando que o próprio Silvio Costa Filho chegou a afirmar que Pernambuco vivia uma crise de segurança “sem precedentes”.

O contraste, segundo o parlamentar, está na atual postura do ministro. Hoje, aliado de João Campos, nome do PSB e filho do ex-governador Eduardo Campos, Silvio Costa Filho integra um grupo político que ele mesmo criticava no passado. O vereador questionou se houve mudança nos princípios ou apenas de interesses.

Durante o discurso, o parlamentar também apresentou uma série de ações recentes do governo estadual, agora sob comando de Raquel Lyra (PSD), adversária do PSB. Ele destacou investimentos de mais de R$ 1 bilhão em segurança pública, incluindo a compra de novos veículos, helicópteros modernos, coletes balísticos, concursos públicos e a requalificação da estrutura da Polícia Civil.

Veja Também

“Hoje os policiais não precisam mais dividir coletes entre turnos. Há estrutura, há investimento, há planejamento. Diferente do que Silvio Costa Filho criticava no passado e agora parece ter esquecido”, ironizou.

A crítica ocorre em um momento político importante, com a aproximação das eleições estaduais e a movimentação de lideranças em torno de candidaturas ao governo de Pernambuco. A aliança de Silvio Costa Filho com João Campos reforça os sinais de rearranjo político no estado, mas também desperta questionamentos sobre coerência e fidelidade às críticas do passado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:32, 06 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantor Roberto Carlos.
Apresentação

Roberto Carlos é confirmado no São João de Caruaru 2026 e fará show no Dia dos Namorados

O palco escolhido para o espetáculo será o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O espaço funciona como o centro das grandes apresentações do evento.

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Iniciativa

Raquel Lyra lança projeto com releitura do Hino de Pernambuco em ritmos da cultura local

Os cantores Petrúcio Amorim e Nena Queiroga apresentou as novas versões da obra.

Felipe Andrade confirma permanência no PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Eleição

Vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

O pré-candidato é o atual presidente do PSD em Paulista e foi coordenador, no município, da campanha vitoriosa de Raquel Lyra nas eleições de 2022.

mais notícias

+

Newsletter