Os veículos serão concedidos, nesta sexta-feira (14), em uma cerimônia com a presença de Lula e ministros em São Paulo.
14 de março de 2025 às 14:00 - Atualizado às 14:07
Foto: Roberto Stuckert Filho
Criador do SAMU como primeiro ministro da Saúde do presidente Lula, o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, comemorou a entrega de 64 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Pernambuco.
Sendo assim, as unidades móveis integram um pacote nacional de ambulâncias custeado pelo governo federal.
Os veículos serão concedidos, nesta sexta-feira, 14 de março, em uma cerimônia solene com a presença de Lula e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Sorocaba, São Paulo.
As novas ambulâncias fazem parte de um esforço do governo do presidente para renovar e expandir a frota do Samu em todo o território nacional. Somente hoje, serão entregues 789 veículos em 21 estados brasileiros.
Contudo, o investimento total no Samu, entre o primeiro ano de governo Lula até 2026, será de R$ 770 milhões. O foco será nas regiões de maior vulnerabilidade social.
Portanto, essa ação faz parte de uma ampla estratégia para modernizar e ampliar a estrutura do serviço. Anteriormente, o Samu enfrentou sérias dificuldades de manutenção e renovação durante as gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
“Os desgovernos de Temer e Bolsonaro acabaram com os recursos pra saúde, destruíram programas como o Farmácia Popular e, no caso do Samu, o serviço foi sucateado e praticamente não houve renovação de frota. No entanto, o presidente Lula entende a importância desse programa, o mais bem avaliado e querido pelos brasileiros, para salvar vidas e está investindo para garantir que o atendimento à população seja mais rápido, de melhor qualidade e consiga cobrir todo o Brasil e a sua população”, afirmou o senador.
Humberto também destacou o trabalho da ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, na construção deste novo momento para o Samu.
“Sem dúvida, a ministra Nísia foi fundamental para esse processo de renovação. Agora, o ministro Padilha dará continuidade a esse trabalho, garantindo novas ambulâncias em todo o país”, concluiu o senador.
2
01:05, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+