Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SDS alerta para risco de incêndios florestais em Pernambuco com aumento do calor e baixa umidade

De acordo com a SDS, o alerta vai do mês de outubro deste ano até março de 2026. A Secretaria cobra atenção redobrada.

Gabriel Alves

06 de outubro de 2025 às 14:43   - Atualizado às 14:43

Incêndio florestal em Pernambuco.

Incêndio florestal em Pernambuco. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, faz um alerta à sociedade: entre os meses de outubro e março, o aumento das temperaturas, a baixa umidade e os ventos mais fortes formam o cenário ideal para a propagação rápida de incêndios florestais. Por isso, o período exige atenção redobrada e colaboração de todos.

A maioria das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) tem origem na ação humana, seja por descuido, práticas inadequadas ou até de forma intencional. As consequências vão muito além da destruição da vegetação: há desequilíbrio ecológico, problemas respiratórios causados pela fumaça, danos materiais e risco à vida quando o fogo se aproxima de áreas habitadas.

“Grande parte dos incêndios florestais pode ser evitada com atitudes simples. É fundamental que as pessoas não utilizem o fogo para limpar terrenos, descartem corretamente o lixo e jamais joguem pontas de cigarro em áreas com vegetação seca. Cada ação de cuidado faz diferença na preservação do meio ambiente e na segurança de todos”, destaca o comandante do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli.

As principais recomendações são não fazer queimadas, manter os terrenos limpos sem o uso de fogo, descartar corretamente resíduos como vidro e plástico, e evitar acender fogueiras ou soltar balões, prática que é considerada crime. Em áreas rurais, é indicado criar aceiros (faixas de terreno sem vegetação nas divisas ou cercas) para impedir a propagação do fogo e reduzir o material combustível em plantações.

Além dos prejuízos ambientais, os incêndios exigem grande mobilização das Operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS). O Corpo de Bombeiros atua diretamente no combate às chamas, enquanto a Polícia Civil investiga as causas e possíveis responsáveis. Uma ocorrência que começa pequena pode se estender por horas ou até dias, demandando esforço humano e logístico que poderia ser destinado a outras ações emergenciais.

Dados

De janeiro a setembro de 2025, o CBMPE já atendeu 691 ocorrências de incêndios em vegetação em todo o Estado. O número tende a crescer nos próximos meses, em virtude do período seco e quente. Outras demandas atendidas pelos bombeiros envolvem incêndios em residências (726), meios de transporte terrestre (369), vias públicas (331) e edificações comerciais (187).

Veja Também

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

mais notícias

+

Newsletter