Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Apac emite aviso de umidade baixa em regiões de Pernambuco durante a semana; veja quais

Agência fez o comunicado que vale desta segunda-feira (22) até a sexta-feira (26) e orientou recomendações para população.

Gabriel Alves

22 de setembro de 2025 às 12:01   - Atualizado às 12:01

Sol, provocando calor e baixa umidade.

Sol, provocando calor e baixa umidade. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), emitiu um aviso de baixa umidade na manhã desta segunda-feira, 22 de setembro, para regiões de Pernambuco. Segundo a previsão, os valores se dão abaixo dos 30% e se estendem até a próxima sexta (26).

Regiões atingidas:

  • Sertão de São Francisco;
  • Sertão de Pernambuco.

Veja instruções da Apac

A Apac também faz algumas recomendações para a umidade entre 30 e 20%, confira quais:

  • Beber muita água;
  • Usar protetor solar;
  • Evitar exercícios físicos entre 10-15h;
  • Usar roupas leves.

"É importante prestar atenção em sinais como tosse, coriza, sangramento, intensificação de crises de asmas e outros sintomas respiratórios.

O ressecamento dos olhos pode provocar coceira e conjuntivite.

Caso esses sinais não aliviem com as recomendações, procure o serviço de saúde mais próximo", reforça a Apac.

Previsão de calor

O mês de setembro de 2025 começa com um alerta importante para quem vive no Brasil: a previsão do tempo para setembro, divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostra um cenário de calor acima da média em boa parte do território e chuvas irregulares, especialmente na região central do país.

O panorama preocupa agricultores e gestores públicos, pois pode afetar tanto o ritmo das colheitas quanto a disponibilidade de água em algumas áreas.

Segundo o INMET, as regiões Sul e parte da Amazônia devem receber chuvas acima da média histórica, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde os volumes podem ultrapassar 200 mm em algumas áreas. Já no Centro-Oeste, Sudeste e boa parte do Nordeste, os acumulados tendem a ficar dentro da normalidade. No entanto, áreas do Norte, como Roraima, Acre e sul do Pará, terão volumes até 50 mm abaixo da média, aumentando o risco de estresse hídrico em culturas sensíveis como cacau, açaí e frutas tropicais.

Outro destaque da previsão do tempo para setembro é a elevação nas temperaturas médias, especialmente no Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. Nessas regiões, os termômetros devem registrar até 1,5 °C acima da média, com máximas variando entre 27 °C e 30 °C. Esse aumento de temperatura acende o alerta para o risco de queimadas, baixa umidade relativa do ar e maior evapotranspiração nas plantações.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:14, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Inmet alerta para tempestade.
Clima

Inmet emite alertas laranja e amarelo para tempestades pelo Brasil; veja regiões afetadas

Segundo o órgão, o aviso é válido até sexta-feira, 7, com possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.

Pôr do sol.
INMET

Nordeste enfrenta semana de calor e baixa umidade; chuvas ficam restritas a poucas áreas

O INMET divulgou a previsão do tempo para a semana de 3 a 7 de novembro de 2025, destacando condições de calor e baixa umidade para a maior parte da Região Nordeste.

Chuva em Pernambuco e pessoas com guarda-chuva.
Previsão

Inmet emite alerta para chuvas de até 150mm em regiões do Brasil; saiba onde

O instituto é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

mais notícias

+

Newsletter